sexta-feira, 25 de setembro de 2009

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES E EXERCÍCIOS

Um grande número de especialistas de várias áreas como : Nutricionistas, endócrinos, professores de Educação Física, personal trainers, quando indagados a respeito de alimentação X atividade física respondem que quando esta pergunta está relacionada ao segredo para emagrecer, o correto é se concentrar na prática de atividade física combinada a uma alimentação balanceada.
Colocando a tese em prática, algumas dúvidas surgem. "Devo comer antes ou depois dos exercícios?" Ou ainda, "o que devo comer antes e depois?". "Se eu praticar exercícios de estômago vazio, vou queimar mais calorias?". É por estas e outras que o acompanhamento de um profissional é fundamental na busca de qualquer objetivo relacionado ao corpo e à saúde do mesmo.
Primeiramente, o ideal é se exercitar três horas após a refeição; aqui vale ressaltar, é claro que quando a pessoa pratica a atividade muito cedo (por exemplo, aquelas pessoas que fazem exercícios às 6 da manhã), ela não vai conseguir dar este intervalo entre as refeições e os exercícios, mas se for possível, é a quantidade de horas adequada.
Isso não significa que a parte da manhã não seja adequada para a prática de exercícios, mas sim que o desempenho do praticante não será o mesmo se ele estiver em jejum. Porém , se este (às 6 da manhã) é o único horário em que a pessoa tem a disponibilidade de praticar exercícios, aconselho que ela pratique mesmo assim , uma vez que o ritmo biológico varia de pessoa a pessoa e é preciso respeitar isso. Se a pessoa se sente melhor fazendo atividade física à noite, por exemplo, este é o melhor horário para ela. Já se este não for seu horário preferido, mas é o único em que pode praticar, o próprio organismo se encarrega das adaptações.
Já em relação à alimentação ideal antes das atividades físicas, eu afirmo que continua valendo a boa e velha alimentação balanceada. A proporção deste tipo de alimentação é: 65% de carboidrato (dentro destes se encontram cereais, massas em geral, batata), 20% de proteína e 15% de gordura.
Esta proporção com os três nutrientes vale para todas as refeições; ressalto ainda que estudos não comprovam que alterações nesta proporção promovem emagrecimento. Algumas pessoas pensam que diminuindo, ou ainda, tirando os carboidratos da alimentação vão emagrecer. O carboidrato é o principal combustível para quem pratica atividade física. Se a pessoa não come o suficiente, o desempenho não é o mesmo e, consequentemente, implica na diminuição da queima de calorias", alerta.
Concluo dando uma dica para evitar o efeito sanfona: "tenha a mesma dedicação que teve para engordar, para emagrecer", haja vista que uma pessoa não engorda 10 quilos de uma hora para outra, assim como não emagrece. "A única forma de evitar o efeito sanfona é mudar realmente os hábitos, não só alimentares, mas também em relação à atividade física. Resumindo, não tem segredo", comece procurando um bom profissional para lhe auxiliar, e faça o melhor investimento de sua vida, em você mesmo, com certeza é o que lhe dará mais retorno no presente e no futuro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário