quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TÊNIS DE CORRIDA – ESCOLHA O SEU DE FORMA CORRETA

As categorias dos tênis de corrida

Em primeiro lugar é preciso entender que os tênis de corrida em geral são agrupados em cinco categorias: estabilidade(stability), controle de movimento (motion control), amortecimento (cushion), perfomenace (performance ou lightweight) e trilha (trail).Os tênis da Adidas, por exemplo, vem com a categoria escrita na palmilha (cushion, performance, etc). Há ainda os tênis de competição (racing) que só devem ser usados quando estiver competindo.

A seguir a descrição das categorias:

Controle de movimento (motion-control) :
São os mais rígidos e orientados para controlar a pronação excessiva . Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte. Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuado ou se utiliza palmilhas especiais que necessitam de um soldado firme e espaço na calcanhar para um bom encaixe. Corredores com pé chato geralmente se dão melhor com este tipo de tênis.são feitos para pés que viram muito para dentro, que têm superpronação. Os pés com superpronação são bons para absorver o choque, o que é bom para atividades descalço, porém pode causar lesões se o tênis desgastar e não permitir o movimento natural do pé. Tênis de controle de movimento mantém o pé alinhado de modo que o tênis possa absorver o impacto sem desgastar-se muito rápido.


Tênis de amortecimento (Cushioned) :
São feitos para pés que não têm excesso de movimento. Eles não viram muito para dentro ou para fora, e desta forma não amortecem muito impacto, ao invés disso transferem o choque através das articulações até a espinha dorsal. Tênis da categoria amortecimento são desenvolvidos para reduzir esse choque.

Tênis de peso leve (Lightweight): 
Podem ter características ou dos de amortecimento ou de estabilidade (os de controle de movimento são pesados e não podem ser leves). Eles são classificados como tendo menos de 315 gramas para pé masculino número 42.

Tênis de trilha (trail): 
Têm solado externo e características que o fazem ideais para correr em terrenos com rocha, lama, poeira, irregularidades... ou seja, trilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário