Correr corretamente não significa apenas usar calçados adequados para seu tipo de pisada,os limites do corpo e observar algumas regrinhas básicas de segurança nas ruas. É preciso também realizar os movimentos certos, de maneira certa. Passada, movimento de braços, elevação de joelhos, postura, tudo isso é parte da corrida e requer cuidado. Afinal, correr de qualquer jeito traz lesões e pouca eficiência.
Um treinamento funcional corrige postura e ainda trabalha o tônus muscular de maneira mais ampla que a musculação simples.
Durante a musculação, apenas a força é exigida. Já com os funcionais, trabalhamos utilizando movimentos instáveis, que requerem ainda mais dos músculos e tendões do aluno. Além disso, ele estará fazendo exercícios que lhe serão úteis durante a corrida.
Para que o corredor trabalhe a manutenção da própria estabilidade durante o movimento de correr, alguns desses exercícios são realizadas em terrenos irregulares, como grama, utilizando músculos de todo o corpo e principalmente dos pés - responsáveis pelo seu equilíbrio seja qual for o terreno.
Preste bastante atenção aos chamados “exercícios funcionais “ que apareceram nas academias e centros de treinamento por ai , como qualquer “novidade” várias pessoas passaram a utilizá-los indiscriminadamente e o pior a prescrevê-los sem a devida formatação , um “exercício” só é funcional se estiver inserido em um contexto específico dentro da fase de treinamento onde o mesmo é aplicado; além disso , antes de ser aplicado o “exercício funcional” passa OBRIGATORIAMENTE por uma AVALIAÇÃO FUNCIONAL ESPECÍFICA , pois somente desta forma podemos ter certeza dos pontos necessários da aplicação dos mesmos.
Neste ponto vale ressaltar não existem exercícios funcionais e sim rotinas de movimentos com características funcionais , onde você tem de forma primordial a ATIVAÇÃO DA REGIÃO DO CORE e a partir deste ponto o desenvolvimento específico da tarefa ou atividade proposta.
Treinamento Funcional , não é só treinar em bolas ou em desequilíbrio , é toda uma formatação com uma finalidade específica , me desculpem os auto-didatas , mas aplicar treinamento funcional baseado em vídeos da internet , ou mesmo livros que abordam o assunto de forma superficial e generalizada; é comparável a um médico que começa a fazer cirurgia plástica sem ter feito cursos e especializações para esta finalidade específica ( e vemos todos os dias exemplos de como acabam mal estas cirurgias).
Após a devida análise é feita a mensuração dos parâmetros que irão nortear a rotina de atividades funcionais ; a corrida -como qualquer atividade cíclica - onde as fases de preparação e recuperação do gesto desportivo fim tendem a se confundir necessita de uma especial adaptação da rotina funcional , tal rotina de movimentos precisará passar no início por atividades que propiciem um desenvolvimento geral e harmônico sem descuidar da movimentação da atividade proposta e das características individuais do praticante. Após um período em torno de 4 semanas já seria possível através de outra bateria de testes avaliar a evolução do mesmo , e apenas a partir de então introduziríamos atividades para fases específicas da modalidade.
Preparação adequada do profissional que ira aplicar e planejamento , são os pontos fundamentais do treinamento funcional , onde sem eles as atividades passariam a ser apenas “exercícios diferentes” , com pouco ou nem um benefício advindo do mesmo para o praticante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário