terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

corrida > benefícios desse esporte e como praticá-lo de forma segura

A corrida realmente caiu no gosto do brasileiro, esse esporte pode ser realizado em qualquer lugar: na rua, na praia, na esteira ou no parque. É só calçar um bom tênis e dar a passada inicial para ver o corpo ficar mais bonito e, o melhor: blindado contra doenças.

Veja bem , por mais simples que pareça começar a correr, algumas dicas são superválidas para realmente aproveitar todos os benefícios desta atividade saudável

Ajuda profissional e Avaliações

O primeiro passo antes de começar a correr é avaliar se está tudo em ordem com a saúde. Para isso, basta agendar consultas médicas – de preferência com um ortopedista e um cardiologista – e conferir com estes especialistas se você pode correr, qual a intensidade do exercício e se é necessário fazer algum exame complementar. Com o aval deles, aí sim é hora de tirar os tênis do fundo do armário.

O ideal, como em qualquer atividade, é contar com a orientação de treinadores profissionais. A melhor alternativa é contratar uma assessoria esportiva . as avaliações da atividade constantes e a perfeita periodização do treino realmente fazem a diferença.

Complemente o treino

Não há dúvida de que a corrida é um exercício completo. Afinal, fortalece o coração, ajuda a detonar os quilinhos extras, tonifica os músculos, melhora a circulação, entre outros benefícios . Ainda assim, é preciso turbinar o treinamento com outras modalidades, especialmente a musculação , Com a musculatura fortalecida, as chances de lesões diminuem.

Vale lembrar que não é nada saudável sobrecarregar o corpo com sessões diárias e intensas de corrida. Por isso, o ideal é praticar o esporte três vezes na semana – com um dia de descanso entre um treino e outro. Seguindo essas recomendações, em três meses dá para perceber a perda de medidas e a melhora do condicionamento físico.

Especial para as mulheres

Para algumas mulheres, treinar durante a tensão pré-menstrual – aqueles famosos dias que antecedem a chegada do período parece ser impossível ,alguns sintomas, como dores nos seios e inchaço, acabam interferindo no desempenho se forem muito intensos. Nesses casos, sugiro a prática de atividades mais leves, como hidroginástica ou ioga nestes dias.

Mesmo quem não apresenta nenhum sintoma incômodo precisa ficar esperta com o ciclo menstrual. Nos dias em que está menstruada, a mulher apresenta uma resistência menor por causa do sangramento. Por isso, recomenda-se diminuir a intensidade dos exercícios assim que a menstruação começa e cinco depois que termina.

Consciência é fundamental

É consenso entre os treinadores que a mulherada começa a correr para deixar o corpo sequinho e tonificado. Depois de um tempo, no entanto, os benefícios extras – como a melhora do sono, da autoestima e da disposição – fazem com que o esporte ganhe um papel de destaque na rotina alucinante que se leva atualmente. Independente do tempo de prática, é prudente prestar atenção a alguns cuidados essenciais para que a corrida seja sempre fonte de saúde e prazer.

Ouça seu corpo: nunca treine ofegante, com dor ou qualquer outro desconforto
Não corra todos os dias. O ideal é três vezes na semana, com 24 horas de intervalo entre um treinamento e outro
Nunca correu? Então comece caminhando. Depois de um tempo alterne a caminhada com um trote leve. O treino precisa ser progressivo
Faça uma refeição leve 1h30 antes de iniciar a atividade física
Hidrate-se sempre. A recomendação é ingerir 600 ml de água a cada hora de atividade
Busque um tênis adequado e confortável para praticar o esporte
Mulheres com seios grandes devem usar um ou dois tops com elástico
Prefira roupas com tecidos que deixam a pele respirar
Providencie um boné para proteger a cabeça e o rosto do sol
Pode correr em qualquer horário, mas o melhor é fugir dos períodos mais quentes

Bons treinos e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário