quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Treinamento anaeróbio no Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu é predominantemente um esporte aeróbio, mas a aptidão anaeróbia é determinante para o desempenho
Em investigações mais recentes, observou-se que a contribuição aeróbia para o exercício é acionada antes do que se pensava, repercutindo que, nas lutas, a predominância seja aeróbia e não anaeróbia.

Entretanto, a aptidão anaeróbia é determinante para o desempenho. Exercícios não específicos como sprints (ou “tiros”) de corrida de até 10 segundos, são bons referenciais para que o atleta atinja boa base de aptidão anaeróbia.
Contudo, existe pouca transferência desses exercícios para a realidade de um combate, incutindo que meios e métodos alternativos de treinamento sejam utilizados para que se atinja com plenitude o objetivo, ou seja, desenvolver aptidão anaeróbia em posições ou golpes específicos do Jiu-Jítsu.

Exercícios de característica aeróbia: podem ser classificados nesse contexto os exercícios realizados com duração superior a 45 segundos.
Exercícios de característica anaeróbia: podem ser classificados nesse contexto os exercícios de curta duração (até 10 segundos) e de duração intermediária (entre 15 e 45 segundos).

Para simplificar, segue exemplo prático de treinamento anaeróbio com exercícios específicos para atletas de Jiu-Jítsu:

Obs: Para atingir a zona de trabalho recomendada, sugiro que seja monitorada a freqüência cardíaca do lutador, utilizando-se um cardiofrequêncímetro .
Aconselha-se que o treinamento anaeróbio com exercícios específicos de Jiu-Jítsu seja realizado de uma a no máximo três vezes por semana (com intervalo de 48-72 horas entre as sessões).
Além disso, sugiro ênfase nesse trabalho ao adentrar-se no Período Competitivo (de 2 a 6 semanas antes de uma competição) e nos dias em que não houver trabalho de preparo físico com ênfase em força e potência muscular e/ou treino técnico de luta, em intensidades elevadas.

O trabalho com exercícios específicos deve ser realizado acima de 100% do VO2 máx. (potência aeróbia máxima), ou seja, acima de 180-190 bpm (batimentos por minuto).
É recomendado que seja realizada avaliação física e médica antes de iniciar esse trabalho, pois os exercícios realizados nessa zona implicam sobrecarga ao aparelho cardio-respiratório, que, em geral, somente atletas de elite suportam.



O atleta deve realizar de 2 a 3 vezes a sequência dos exercícios-exemplo propostos adiante, podendo descansar até 5 minutos após cada sequência completa. Atenção: após realizar os cinco exercícios específicos se considera que foi realizada uma sequência completa!

1.º) Após 5-10 minutos de aquecimento, o atleta realiza durante 10 segundos com o máximo de velocidade e força (potência) com o companheiro de treino se movimentando bastante, exercício de entrada de queda ou Uchi-Komi e, logo após, recuperação ativa: corrida por 50 segundos com frequência de 150-175 bpm (batimentos por minuto)

2.º) Após a corrida da etapa anterior, sem descanso, o atleta realiza durante 10 segundos com o máximo de velocidade e força (potência), o exercício de entrada de queda denominado de Tackle , no qual suspende o companheiro de treino, porém, não o projeta ao solo. Mais uma vez, o companheiro de treino deve se movimentar bastante. Logo após o exercício específico, realiza recuperação ativa: corrida por 50 segundos com frequência de 150-175 bpm (batimentos por minuto)

3.º) Após a corrida da etapa anterior, sem descanso, o atleta realiza durante 10 segundos o exercício de raspagem de gancho com o máximo de velocidade e força (potência). Logo após, realiza recuperação ativa: corrida por 50 segundos com frequência de 150-175 bpm (batimentos por minuto)

4.º) Após a corrida da etapa anterior, sem descanso, o atleta realiza durante 10 segundos o exercício de subida para abrir a guarda do adversário com o máximo de velocidade e força (potência). Logo após, realiza recuperação ativa: corrida por 50 segundos com frequência de 150-175 bpm (batimentos por minuto)

5.º) Após a corrida da etapa anterior, sem descanso, o atleta realiza durante 10 segundos o exercício de supinar o adversário com o máximo de velocidade e força (potência). Logo após, realiza recuperação ativa: corrida por 50 segundos com frequência de 150-175 bpm (batimentos por minuto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário