terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

RPG: Reeducação Postural Global

Muito em "moda" no momento é a prescrição de RPG para corredores e esportistas em geral , o RPG é um tratamento que corrige postura, melhora o gesto esportivo, e previne problemas

Você já pensou que mesmo parado nossos músculos estão em atividade? São os chamados músculos antigravitários – aqueles que nos mantém em pé, que suportam o peso do nosso corpo e que mantém o que chamamos de postura.

A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é um método de tratamento fisioterapêutico, criada pelo francês Philippe Souchard, em 1980. O tratamento é feito através de posturas ativas e consecutivas, trabalhando o alongamento dos músculos estáticos e a manutenção através dos músculos dinâmicos, sempre em descompressão articular.

Atualmente a conscientização de que “prevenir é melhor do que remediar” tem levado as pessoas a se tratarem de forma preventiva, seja identificando pequenas alterações posturais ou até mesmo melhorando a técnica ou gesto esportivo (pois em uma postura adequada os músculos corretos são utilizados, melhorando assim o aproveitamento da técnica, em questão).

O método da RPG tem como objetivo tanto a correção postural quanto a prevenção de deformidades. Não visa apenas atender pacientes que estejam com dor ou desconforto, mas também age na prevenção, buscando um melhor equilíbrio e harmonia corporal – tudo isso através do alongamento de cadeias musculares.

As indicações mais comuns para este método são as Alterações Posturais (Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose), Dor Lombar, Cervical, Tensões Musculares, Hérnias Discais, Traumas Esportivos, Encurtamentos Musculares, entre outras patologias.

As sessões de RPG são semanais e duram cerca de quarenta e cinco minutos à uma hora, dependendo da necessidade de cada paciente, sendo indicada para qualquer faixa etária, desde que tenha o cognitivo preservado.

Vale ressaltar que a RPG não é um tratamento milagroso e que existem determinadas patologias que nem a medicina e nem qualquer outro tratamento terá a capacidade de promover a cura total. Porém, poderá ser possível proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário