domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dores na Coluna Sobrepeso e saúde

Todos nos durante o dia tendemos a adotar posturas e a realizar movimentos inadequados que podem vir a provocar desvios e dores na coluna. Cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares e conseqüentemente livrar-se das dores na coluna . De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. As causas dos problemas são simples e, na maioria das vezes, estão associadas ao sedentarismo. Para combater este mal, e necessário que as pessoas adotem técnicas que ajudam a aumentar a resistência muscular e, principalmente, a melhorar a postura.

Dores na coluna atingem pessoas de todas as faixas etárias e com as mais diversas ocupações, isso porque, além do sedentarismo, atividades simples do dia-a-dia como sentar, deitar e até andar são feitas de maneira incorreta. Exercícios físicos regulares são grandes aliados da coluna, músculos destreinados tendem ao encurtamento, se tornando mais rígidos. Tudo isso finda por sobrecarregar de peso a coluna.

Para combater as dores, o ideal é combinar três tipos de exercícios: alongamento, musculação e aeróbica.

O alongamento é ideal para aumentar a flexibilidade, já a musculação, trabalha abdome e lombar. Este tipo de trabalho ocasiona o fortalecimento de uma região que convencionamos chamar de CORE que nada mais é do que um cinturão que fortalece a base da coluna. A atividade aeróbica também é excelente para a perda de peso, a sobrecarga de peso é um dos fatores que mais influencia as dores na coluna.

Para o corredor o fortalecimento da coluna é essencial , musculação pode ser tida como uma das principais atividades , no entanto , existem atividades alternativas que garantem resultados positivos. Aulas como Body Pump e Body Balance além de modalidades aquáticas, o Pilates, o flying cords modalidade onde o aluno usa o peso do próprio corpo para os exercícios, entre outros podem ser utilizados .

Essencial também é iniciar imediatamente uma rotina de redução de peso , para isto foi recentemente publicado no periódico científico Archives of Internal Medicine em pesquisa recente, limitar pela metade a exposição diária à TV é capaz de aumentar o gasto de calorias entre adultos com sobrepeso ou obesos, mesmo sem modificar o nível de ingesta calórica.

Na pesquisa o grupo que teve limitada sua esposição a Tv em 50% foi capaz de incrementar o gasto calórico diário em 120 calorias quando comparado àqueles que não foram limitados . Ou seja , os participantes gastaram 244 calorias a mais do que consumiram no dia. Em contraste, o grupo de voluntários que não teve limitação do uso da TV consumiu 57 calorias a mais do que gastou no dia.
Limitar a exposição a TV libera tempo para atividades ativas como o exercício físico, e também podem favorecer com que as pessoas tenham o número de horas de sono que precisam. Já é bem reconhecido que tanto a falta de atividade física como a privação de sono estão associados ao risco de obesidade. Adultos chegam a uma média diária de cinco horas em frente à TV em países como os Estados Unidos, e pesquisas recentes, incluindo o Brasil, têm mostrado que a tela do computador já concorre fortemente com o tempo que o adulto gasta com a TV. E este também também é um comportamento sedentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário