quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Gaste mais calorias descansando

Estudos realizados na Yale University, em Connecticut, atestaram algo que será o pontapé inicial para mudar a rotina de quem quer emagrecer, mas tem pavor de pensar em fazer exercícios físicos. Um estudo, realizado com oito voluntários que não fazem atividade física regularmente e com sete atletas, mostrou que o segundo grupo perde peso mesmo em repouso.

A base dos pesquisadores foi comparar os níveis de ATP, molécula responsável por armazenar energia nas células, nos músculos da panturrilha. O processo acompanhou a oxidação da célula, em que as mitocôndrias (cuja principal função é a geração de energia por meio das moléculas de ATP) consomem o material que será transformado em energia , processo também conhecido como a queima de calorias. O resultado não surpreendeu. A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência tem um metabolismo mais acelerado.

A pergunta que fica é: por que os homens queimam mais calorias do que as mulheres se o processo é o mesmo? Infelizmente, o metabolismo basal feminino é de 5 a 10% menor do que os homens, por isso essa queima ocorre de maneira mais lenta, conforme levado em consideração pelos pesquisadores, a composição corporal é fundamental para observar esse processo. Quanto mais músculos, mais alto é seu metabolismo basal. Além disso, dependendo do peso, o gasto energético também pode ser maior, já que há um enorme esforço para movimentar e locomover um corpo mais pesado.

Outro ponto importante descoberto pelos pesquisadores foi de que o treinamento aeróbico intenso é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

A alimentação também é aliada na regulação do metabolismo. Uma das recomendações é consumir alimentos termogênicos, ou seja, alimentos que estimulem a queima de calorias, como a pimenta vermelha, mostarda, gengibre, chá verde e algumas gorduras, como ômega 3 e 6. Esses alimentos podem, numa dieta equilibrada, favorecer o gasto energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário