sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SUBSTITUIR REFEIÇÃO X PERDA DE PESO

A luta contra a balança continua sendo o mal de muitos brasileiros, que na busca do corpo perfeito acabam se aventurando em dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido, mas que na maior parte das vezes são verdadeiras frustrações.

Especialistas e profissionais da área de nutrição têm observado que por conta dessas falsas dietas as pessoas estão se desmotivando e diminuindo cada vez mais o interesse pelo emagrecimento a base de tratamentos realmente efetivos. É preciso entender que é necessário tempo e paciência para se chegar ao peso desejado, além disso o peso desejado muitas vezes não é o real para sua saúde e boa aparência estética.

Estudos recentes mostram que os programas de emagrecimento que utilizam alimentos substitutos de refeição balanceados podem ser mais eficazes do que dietas equilibradas utilizadas com o mesmo objetivo. Esses programas estabelecem a substituição de uma a duas refeições do dia por um alimento com formulação nutricionalmente equilibrada, que facilita o controle das calorias consumidas. O uso adequado deste tipo de ferramenta parece ter efeito positivo não somente na eliminação do peso, mas também na sua manutenção e na redução de doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Pesquisas mostram também que os substitutos de refeição garantem um melhor consumo de nutrientes essenciais para a saúde das pessoas que precisam emagrecer.
Aqui no Brasil, um dos estudos mais importantes que aborda esse tema foi realizado pela Universidade de São Paulo, que durante seis meses avaliou os efeitos de uma dieta hipocalórica combinada com o uso do substituto alimentar. A conclusão foi a diminuição significativa do peso corporal, além de porcentual de gordura corporal, controle do colesterol ruim, o LDL, e glicemia.

Cuidados
É importante ficar atento aos substitutos de refeição que estão no mercado, pois muito deles não possuem a quantidade de nutrientes necessária para substituir uma refeição completa. Primeiramente é fundamental ficar atento se o produto possui registro no Ministério da Saúde, além de seguir as normas instituídas pela Anvisa.

Para que um shake substituto de refeição possa mesmo exercer essa função cumprindo o papel de redutor de peso com saúde, é preciso que ele ofereça de 200 a 400 calorias por porção do alimento pronto para consumo já misturado ao leite. As proteínas presentes devem ser de excelente qualidade nutricional, devendo representar no mínimo 25% e no máximo 50% de valor energético total do alimento. Sua fórmula precisa ainda ser rica em minerais e vitaminas. O consumidor deve se manter atento e fazer a melhor escolha lendo atentamente o rótulo que também deve conter a informação de que é um alimento próprio para substituir até duas refeições diárias.

Em todos os estudos em que ficou comprovada a eficácia do shake como substituto de refeição, o mesmo era utilizado como integrante de um plano alimentar saudável, equilibrado e hipocalórico. Inseridos em cardápios balanceados de 1200 a 1500 calorias, os substitutos de refeição poderão ser muito úteis para as pessoas que precisam de um estímulo a mais para emagrecer com saúde e de forma eficaz. Por isso é importante contar sempre com o apoio de um profissional da área e até mesmo procurar por empresas que além de vender o produto prestam auxílio nutricional indicando a melhor maneira de consumi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário