terça-feira, 6 de julho de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL

Alguns anos atrás “surgiram no mercado” do fitness mundial a Yoga e o Pilates , o que se viu foi rapidamente a proliferação desenfreada de studios , aulas dos mais variados tipos e estilos , sendo a grande maioria destas ministradas por “profissionais” sem a devida formação , aproveitando-se deste filão do mercado, inevitavelmente como acontece todas as vezes que tentar-se o aproveitamento de uma aula ou técnica nova sem o devido conhecimento , a maior parte destes studios e/ou profissionais teve uma vida curta no mercado e sua principal “contribuição” foi a de “queimar” a modalidade.

De forma similar nos últimos anos uma tendência de treinamento norte-americana começou a invadir as academias do Brasil, e mesmo havendo muita discussão entre os profissionais da área sobre a aplicação prática dessa técnica, muitas "academias de ponta" e diversos "profissionais do mercado de fitness" já resolveram utilizar o nome “treinamento funcional” pra qualquer atividade que envolva uma bola e um elástico. Agora, encontramos “Pilates Funcional”, “Funcional Core Zone”, “Health Funcional” e acho que demorará muito pouco até surgir o Yoga Funcional.

O que me proponho neste artigo não é condenar nomenclaturas e/ou profissionais , é antes de tudo tentar esclarecer do que se trata o treinamento funcional e buscar a sua melhor aplicação.

Para entendermos como o “functional training” (treinamento funcional) é necessario que se tenha em mente que não é qualquer "exercício" feito em base instável ou com bolas que necessariamente é funcional , entende-se por funcional uma série de atividades correlacionadas que tem um objetivo intrinsico a cada uma firmemente definido ; essa forma de treinamento envolve conceitos, técnicas, e sistemas que precisam ser discutidos e organizados de forma coerente, apresentando uma razão técnica e científica para sua realização , desta forma o mesmo mostra-se extremamente eficiente em todas as situações que envolvam treinamento físico e performance humana.

Fisioterapia x Educação Física e Esporte

Uma das características comuns aos treinos funcionais é uma maior interação entre o treinamento físico e técnicas fisioterápicas, principalmente na identificação de desequilíbrios musculares dos indivíduos. Percebeu-se que ao utilizarem essas técnicas, houve uma diminuição no número de lesões, uma diminuição do tempo de recuperação ao se lesionar, e um melhora nas capacidades de força e endurance em decorrência de uma melhor eficiência na aplicação das periodizações.

No Brasil, ainda estamos engatinhando no assunto, e nesse momento, muitas das discussões e aplicações estão sendo feitas de forma empírica , ainda utilizando a ultrapassada fórmula de “tentativa e erro” ; poucos são os que investem em adquirir conhecimentos técnicos e científicos adequados antes de tentar aplicar as técnicas funcionais, a maior parte dos envolvidos com atividade física pensa que basta ver as ilustrações de um livro ou um vídeo no youtube e já se encontram aptos a aplicar as técnicas apenas repetindo os movimentos ; todos querem usufruir da novidade, para estarem à frente do mercado. O grande ponto de dúvida que fica é se a banalização de tanta informação à ser processada pode prejudicar o uso dessa forma sistemática, progressiva, e orientada de treinamento e que ela seja vista no futuro como mais uma onda que passou.

Separar o joio do trigo pode-se dizer é a tarefa nas mãos dos profissionais sérios , cabe a estes demonstrar a necessidade de estudos e aperfeiçoamentos permanentes , questionando e fomentando o conhecimento ; e não apenas “embarcar nesta nova onda” e banalizar o Treinamento Funcional como apenas mais uma aula de ginástica.

Um comentário:

  1. Parabéns kleber! estou precisando de material( artigos, monogrfias) que relacione o treinamneto funcional, pode me enviar? estou fazendo um artigo na area e preciso de referências e outros estudo relacionados a treinamento funcional e avds. uzielcp@hotmail.com

    ResponderExcluir