domingo, 28 de novembro de 2010

Treinos na Altitude X Maior Rendimento na Corrida

A altitude elevada é tida como um obstáculo para a maioria dos esportistas, desta forma alguns até evitam provas e/ou competições em locais muito acima do nível do mar.

Na corrida de rua não é diferente , no entanto treinar nestas circunstâncias , quando feito de forma correta, pode ser considerado um treino excelente tanto para corredores de elite ou para amadores com grande bagagem na corrida.

Recomendo este tipo de treinamento à atletas que estão próximos de seu máximo rendimento na corrida , uma vez que , treinar na altitude é uma das formas do corredor melhorar a performance tanto nos treinamentos como nas competições, já que a respiração irá se beneficiar de forma visível.

A elevação dos níveis de Eritropoietina é um dos principais efeitos de treinar em altitudes , desta forma há um aumento de massa das células vermelhas do sangue, o que alterará de forma benéfica a performance do corredor.

Atenção para alguns detalhes

1. Quando se for treinar em lugares onde a altitude é muito acentuada e indicado começar com uma adaptação em torno de duas semanas antes de iniciar os treinamentos específicos ,de forma a prevenir dores de cabeça e até os sangramentos nasais, que são comuns nesta situação.

2. A altitude mais recomendada para treinos de corredores é em torno de 2.000 a 2.500 metros do nível do mar, nesta altitude a respiração do corredor e também traz grandes benefícios. Caso o corredor não é tão afetada e permite que o mesmo possa partir para locais mais altos.

3. Estes treinamentos devem se desenvolver durante duas a três semanas, tempo médio para que o rendimento do atleta seja beneficiado.

4. A programação destes treinamentos deve ser feita seguindo corretamente a orientação de seu técnico/professor , e de forma progressiva , nada de partir da nível do mar e passar a treinamentos de grande exigência física e psicológica diretamente nas grandes altitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário