terça-feira, 31 de maio de 2011

O que consumir antes dos treinamentos - Parte II

Após o último post sobre este assunto , algumas pessoas me solicitaram escrever especificamente o que consumir e quantidades antes de treinos de corrida e/ou treinamentos em academias ; vou tentar facilitar o entendimento geral exemplificando um pouco os alimentos , no entanto quantidades adequadas de cada um é mais difícil de responder , pois , depende de uma série de fatores como atividade física específica , nível de treinamento , quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente , entre outros.

Antes do treino, o ideal é consumir alimentos que dão mais energia, e aumentam consequentemente a disposição para os exercícios; ao mencionarmos alimentos que dão energia, entram em cena os carboidratos , este grupo de alimentos são sinônimo de energia e garantem a disposição,além disso o carboidrato preserva a massa muscular.

Nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos também são necessários para o treino, embora não precisem ser consumidos necessariamente antes dos treinos, como os carboidratos , a melhor forma de consumi-los é os diluirmos durante o dia todo, em várias refeições.

O ideal é dar preferência aos carboidratos complexos, presente nos pães, arroz e massas, pois sua digestão é lenta, garantindo energia por mais tempo.


Da mesma forma como existem alimentos que "dão um gás" para treinar , na extremidade contraria temos alimentos que literalmente "minam suas forças" , deve-se evitar a ingestão de fibras e alimentos gordurosos, pois podem causar desconforto gastro-intestinal , no caso de leites e seus derivados dê preferência aos com baixo percentual de gorduras , e retire as cascas e bagaço das frutas.

Sugestões para refeição antes do treino

Cereais matinais, pães, bolachas e biscoitos simples (sem recheio), arroz, massas em geral, tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca), frutas frescas como melancia, pêssego e uvas.

Reposição nutricional durante os treinos

É importante tomarmos alguns cuidados durante os treinamentos , nunca podemos esquece da reposição de líquidos e hidratação do nosso corpo. A ingestão de líquidos é fundamental para o desempenho. Essa estratégia é importante para prevenir hipoglicemia e/ou desidratação, quadros que comprometem o rendimento; sempre leve água e, preferencialmente, bebidas esportivas para consumir durante as sessões de treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário