Segundo uma pesquisa feita na Holanda alguns elementos presentes comumente no nosso cotidiano podem ser apontados como os principais causadores dos derrames , em um estudo feito com 250 pacientes foram identificados oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos no cérebro.
O comum a estes fatores é que todos eles aumentam a pressão arterial , o que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica Stroke.
Quando da realização de um destes "gatilhos" um vaso sanguíneo enfraquecido - conhecido como um aneurisma cerebral - pode estourar e ocasionar sangramento , este quadro pode resultar em danos cerebrais ou morte.
O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu , assoar o nariz responde por 7,9% dos derrames , pessoas com "intestino preguiçoso" e que necessitam empreender esforço para defecar respondem por 6,3% dos casos.
A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas têm um aneurisma cerebral, mas somente algumas poucas sofrem um derrame. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e principalmente pela falta de exercícios fis
Um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possiblidade de ruptura de um aneurisma, no entanto outros estudos são necessários para aferir como e em qual proporção cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário