quinta-feira, 24 de junho de 2010

Associação de Tratamentos Podem Reduzir a Eficiência

Muitas pessoas são levadas a pensar que tratamentos com fitoterápicos não possuem contra indicações , é preciso compreender uma regra fundamental: eles não são inofensivos.
A crença errônea vem de que os remédios naturais, por serem feitos a partir de plantas, não fazem mal , o uso indevido, na hora errada, pode provocar uma série de males ao organismo desde a suspensão do efeito de medicamentos , a partos prematuros e, em alguns casos, até matar.

Posso citar como exemplo o Chá de alho e ginkgo biloba tem efeito anticoagulante , desta forma a ingestão do mesmo pode ser perigosa em caso de cirurgias, pois há risco do sangramento ser prolongado ou em casos mais graves hemorragias.

Existem fitoterápicos que por agirem sobre o SNC (Sistema Nervoso Central) proporcionam risco de acidentes durante processos de anestesia , entre eles a valeriana, kava e passiflora , dependendo da quantidade ingerida pode levar até a morte, Depende fundamentalmente da quantidade ingerida e da resposta do organismo.

O uso sem com ou sem prescrição de fitoterápicos deve ser relatado ao médico em se tratando de qualquer procedimento . No caso de cirurgias é importante o alerta desde o momento da prescrição de medicamentos sintéticos.

Entre os mais “perigosos” pode ser apontado o Hipérico , sua administração reduz a eficácia de anti-retrovirais, de medicamentos contra insuficiência cardíaca e de anticoncepcionais. Portadores de HIV, usam a substância contra depressão, que é comum entre os pacientes. Mas isso coloca em risco a eficácia de todo o tratamento.

No universo feminino a ação de alguns fitoterápicos é bem mais perigosa , a babosa muito usada contra constipação , pode causar contrações, provocando abortos e partos prematuros, em mulheres grávidas.

Ação no metabolismo

O remédio natural pode aumentar ou diminuir a velocidade de absorção dos medicamentos sintéticos , aumentando ou reduzindo também o seu efeito no organismo. Isso acontece porque o fitoterápico age nos sistemas do fígado, órgão responsável por eliminar as drogas (medicamentos sintéticos).
Muita tenção com aquele chá que parecia tão inofensivo pode comprometer tratamentos delicados contra doenças como insuficiência cardíaca e Aids. Esse problema é conhecido como interação medicamentosa.

De quem é a culpa ? Se temos de um lado, pacientes que desconhecem o risco que estão correndo , pois muitas das vezes recorrem a automedicação, “pegando dicas de amigos”; temos do outro lado , os próprios médicos ainda não conhecem bem o universo dos fitoterápicos , a prescrição destes deveria ser feita apenas por especialistas que conheçam os estudos científicos desta área.
De forma alguma estou querendo dizer que não se deva utilizá-los , o uso apropriado do fitoterápico é benéfico. Uma série de estudos sugerem que esse tipo de medicação possa ajudar no tratamento de diversas patologias desde problemas digestivos até o câncer ,pois neste , o fitoterápico potencializa a quimioterapia e reduz seus efeitos colaterais.

Além disso , em alguns poucos casos, não seria perigoso usar fitoterápicos por conta própria. Determinados chás como de camomila e de alho, por exemplo, podem ser usados por um curto período, nas aplicações já consagradas destas substâncias (para acalmar e contra gripe).
No entanto ressalto que não se deve é adotar esses chás em contextos fora do convencional.

Algumas vezes usam chá de camomila contra gastrite, porque se falava em suas propriedades cicatrizantes. Ai, muita gente acabou desenvolvendo úlcera.


Homeopatia

Nesta modalidade de medicação a situação é menos preocupante , a medicina homeopática raramente apresenta problemas com seus medicamentos , o que pode acontecer é o inverso: alopatia interferindo na homeopatia.

Um exemplo disso são os anti-inflamatórios e remédios que tenham cortisona , estes podem prejudicar o efeito de algumas substâncias usadas na homeopatia , sem o risco do paciente passar mal por causa disso.

A associação entre homeopatia e alopatia , em outros casos parece ser benéfica , pois , quando os tratamentos são feitos juntos, a saúde do paciente pode melhorar mais rápido. Tendo-se o cuidado nesta associação , o que não se deve fazer, aos menos não de maneira repentina, é substituir a alopatia pela homeopatia. A troca deve ser gradual, em alguns casos requere-se a combinação permanente dos tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário