sexta-feira, 25 de junho de 2010

CAFÉ AUXÍLIA OU ATRAPALHA SEU RENDIMENTO?

A bebida se faz presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros , no entanto já foi comprovado por diversos estudos que ela propicia a elevação da frequência cardíaca, favorecendo desta forma a pressão alta e doenças do coração.

No entanto é importante alertar sobre a conciliação de Café e atividade física , e quais substâncias presentes nele que podem melhorar o desempenho dos atletas, da mesma forma quais são os efeitos negativos que o consumo dessa bebida pode causar no rendimento físico a longo prazo?

Alguns dos fatores benéficos de sua ingestão já foram comprovados por diversos estudos , veja abaixo :

1. o café conta com substâncias e propriedades que estimulam o sistema nervoso, ajudando a manter o poder de concentração e deixando o indivíduo mais alerta, com muito mais energia.

2. A bebida também tem poder antioxidante, que colabora com a redução dos índices de risco de doenças como o diabetes.

3. A atuação da cafeína no organismo também estaria associada à diminuição das dores musculares pós-atividade física e ao metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

No entanto atente que a bebida também traz contra-indicações , principalmente no que tange o seu uso abusivo , que pode causar superexcitação, insônia, desconforto intestinal e a piora em quadros de gastrite.

Café combinado a atividade física

Recentes pesquisas levantaram a hipótese de que a cafeína poderia baixar o rendimento na performance física, desta forma a cafeína pode não ser tão inofensiva quanto se imaginava e, portanto, a ingestão do café não seria indicada antes da prática esportiva. Misturar café e atividade física é um risco , pois os estimulantes, de forma geral, têm propriedades que permitem maior poder de concentração e vigília, mas colaboram com o aumento da frequência cardíaca, os riscos, a longo prazo, são de aumento da pressão arterial e até mesmo problemas no coração, caso haja algum tipo de suscetibilidade para doenças vasculares. 

No entanto é importante termos em mente que o consumo do café pode trazer vantagens e desvantagens.

- A cafeína tem sido considerada uma substância de auxílio ergogênico, que potencializa a performance durante a atividade física, pois atua como estimulante do sistema nervoso, aumentando a tensão dos músculos, além de ajudar na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular. 

- Indivíduos que apresentam sensibilidade em relação à cafeína, não recomendo a ingestão do café, pois pode causar males ao sistema nervoso.

- O café contem fitato e tanino, substâncias chamadas de antinutricionais, por atrapalharem a absorção e a utilização de alguns nutrientes essenciais para o organismo. 

Se no entanto você não puder abrir mão do mesmo , o ideal é que o consumo seja feito duas horas antes ou após as refeições principais, evitando-o em intervalos maiores, tomando o cuidado de não ultrapassar três xícaras ao dia. O ideal é manter a moderação, praticar exercícios físicos regulamente e viver em paz com o prazer de tomar um bom café. Mas beba com moderação, claro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário