domingo, 13 de junho de 2010

Controle seu Índice Glicêmico e tenha Maiores Resultados na Sua Diéta.

O controle do Índice Glicêmico (IG) na atualidade não é mais uma obrigação exclusiva dos diabéticos,quem deseja manter ou perder peso também necessita incorporar este conceito a sua dieta

O controle na ingestão de carboidratos é a base deste método ,pois todo carboidrato tem capacidade de elevar a glicemia do organismo , no entanto existem alguns com maior poder de causar este efeito, desta forma deveriam ser evitados por pessoas que desejam perder medidas.

Uma forma simples de diferenciar estes tipos de alimentos "prejudiciais a sua meta de barriga tanquinho" e atentar ao seguinte detalhe : Quanto mais doce e menos integral for o alimento, maior será seu índice glicêmico.
No entanto mesmo esta regra pode sofrer variações depende muito do tipo do carboidrato.

Existe um índice de referência universal usado pelos nutricionistas que é o pão branco, que é comparado à própria glicose, e tem o nível 100.

A sensação de fome está diretamente relacionada ao IG , quando você se alimenta de produtos com IG alto(pão branco (100) ou chocolate (em média 70) a resposta do organismo é exagerada por conta do excesso de glicose no sangue, a absorção é mais rápida e provoca, rapidamente, uma quebra brusca da glicose, responsável por gerar a sensação de fome pouco tempo após a refeição. Essa reação não ocorre com os alimentos de baixo ou médio nível. O índice funciona com um regulador: ajuda a controlar o apetite e a evitar a fome precoce.


Se considerarmos a classificação do índice como um farol para orientar a alimentação.

1.O vermelho representa os alimentos mais doces, com alto valor na tabela.
2.O amarelo é um alerta, pois corresponde aos alimentos com um nível que vai de 56 a 69
3.o verde são aqueles que tem um índice abaixo de 55.

Mesmo os alimentos do grupo verde precisam ter seu consumo controlado , muitos alimentos por serem extremamente gordurosos mesmo possuindo um baixo valor glicêmico acabam por elevar a caloria das diétas ; o amendoim está entre o nível médio e baixo, mas tem muita gordura, o que eleva a caloria da dieta. A melancia, em contrapartida, possui 103 de índice. Ela não precisa ser banida, mas deve ser consumida com moderação.

Resultados e indicação
Conhecimento e disciplina são a chave do sucesso desta regra de boa alimentação , não existe uma contra-indicação pois desta forma há a reeducação da pessoa. Ingerir comidas mais ricas em vitaminas, minerais, fibras e menos calóricas ativa o metabolismo.

Após adotar esta prática nota-se nas primeiras semanas uma perda acentuada de peso , grande parte desta e pelo melhor funcionamento dos intestinos, e isso se reflete na saúde da pele e do cabelo.

Controlar o indice não é exclusividade de quem deseja perder peso, é ideal para aqueles que buscam uma alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário