domingo, 20 de junho de 2010

Caminhar por uma hora pode reduzir em até 30% a gordura no sangue

Caminhar por uma hora no dia anterior a uma “festa” ou evento onde você vá comer mais ajuda na redução das gorduras acumuladas , é o que dizem os pesquisadores da Universidade de Ghelp, no Canadá..
Neste estudo foi observado que uma caminhada leve, de uma hora em média , ajuda a reduzir os efeitos negativos que uma alimentação gordurosa pode ter sobre seu corpo , O exercício consegue reduzir os níveis de lipídios em até 30%.

Após a ingestão de alimentos gordurosos , os lipídios no sangue vão aumentar e permanecer elevados durante horas, o que é um fator de risco, o exercício evita que esses níveis tenham picos tão elevados.
Durante o estudo foram pesquisadas pessoas entre 40 e 70 anos que já estavam com índices elevados de gordura no sangue . Os pacientes caminhavam por uma hora num dia e no seguinte ficavam sem a atividade física , os pesquisadores davam aos avaliados uma bebida rica em gordura para controlar a quantidade ingerida e as reações do corpo. Os testes avaliaram o sangue e a gordura abdominal para determinar as diferenças entre as duas ocasiões.

A caminhada demonstrou reduzir de forma significativa os níveis de lipídios , podendo ser usada não somente para ajudar a atenuar os efeitos negativos de uma comida rica em gordura, mas também como uma forma de pessoas com altos índices da substância fazerem o controle desses níveis.

Quem são os lipídios?

Os lipídios são genericamente chamados de gorduras. Em excesso, eles podem se acumular nas artérias e formar placas, levando a obstruções na corrente sanguínea e, conseqüentemente, predispõe a infarto agudo do miocárdio, entre outras doenças , o histórico familiar positivo para doenças circulatórias e/ou cardíacas deve levar as pessoas a ficarem ainda mais atentas e realizar exames periódicos de controle das taxas de colesterol.


Este estudo na verdade não traz grandes novidades , pois a dinâmica entre exercícios e redução da gordura no sangue já foi amplamente divulgada , o ponto principal desta pesquisa, está na demonstração da rapidez com que essa relação mostra eficácia. O exercício aumenta a fração boa do colesterol – o HDL – evitando que o colesterol ruim se deposite nas artérias.

O grande problema que as pessoas encontram para proceder o controle de colesterol no corpo está no modo silencioso com que esses níveis aumentam , a pessoa não tem sintoma nenhum, se não fizer exame de sangue, não vai saber e consequentemente tornará mais tardio o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário