sábado, 19 de junho de 2010

INTERVALOS CURTOS ENTRE AS SÉRIES DE TREINAMENTO PODEM AUMENTAR A PRODUÇÃO NATURAL DE HORMÔNIO ANABÓLICOS

A cena mais comum que vemos ao adentrarmos em uma sala de musculação e´alunos preocupados apenas com a carga colocada no aparelho, na grande maioria das vezes negligenciando as variáveis de treinamento talvez mais determinantes para os resultados finais em uma periodização: a forma de execução e o intervalo de recuperação entre as séries.

Sobre a correta execução dos movimentos na musculação já tratei em post's anteriores , neste vou falar um pouco sobre o intervalo de recuperação.

Estudos dirigidos por mais de 15 anos na Universidade de Mariland USA, comprovaram que intervalos curtos de recuperação entre uma série e outra diminui o número máximo de repetições realizadas no exercício para 1, 2, 3 rep , desta forma podemos afirmar que para o aluno evitar o decréscimo do número de repetições no decorrer das séries, o ideal é que o intervalo de descanso seja suficiente plena recuperação entre as séries.

No entanto é importante frisarmos que nos estudos citados os voluntários realizaram repetições MÁXIMAS, ou seja, o número máximo de repetições que eles suportaram fazer ; Nas academias o mais comum é a realização de repetições SUBMÁXIMAS, aquelas onde o exercício é encerrado antes de chegarem à fadiga total na série.

Os intervalos curtos de recuperação devem ser utilizados pois contêm aspectos positivos ao treinamento , principalmente com relação às produções hormonais. È amplamente difundido no meio científico que intervalos curtos de descanso podem aumentar a produção de hormônios anabólicos durante o exercício .

O mesmo estudo verificou um aumento maior na concentração do Hormônio do Crescimento em praticantes de musculação utilizando um protocolo de exercícios de força com 30s de descanso entre uma série e outra quando comparados com intervalos de descanso de 60 ou 120 segundos.

A partir destes resultados os pesquisadores puderam afirmar que utilizando-se um intervalo de recuperação curto , o resultado é um maior estado anabólico no indivíduo , onde este estado anabólico aumentado do individuo contribui para que haja um aumento do tamanho do músculo, da força máxima, da potência dos músculos treinados e de adaptações do sistema nervoso.

É importante frisarmos que não existe um intervalo de descanso “ideal” se tratando de treinamento de força, mas sim de uma correta periodização do treinamento, visando o objetivo do aluno naquele determinado período do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário