Vencida a primeira batalha contra o sedentarismo , aquela em que você primeiramente luta para sair do sofá , chega a hora de buscar novos desafios ; neste ponto é importante saber traçar suas metas a curto , médio e longo prazo , mas como fazê-lo sem saber como anda a sua evolução no treino?
Um dos indicadores que podemos utilizar é ficar atento ao seu nível de performance atlética. Estes indicadores incluem a análise da distância percorrida num certo tempo; ritmo por km; sua sensação de conforto enquanto corre; controle da freqüência cardíaca e até mudanças estéticas.
Veja abaixo algumas formas simples de avaliar se o treino esta trazendo os benefícios pretendidos:
- Freqüência cardíaca basal reduzida , denota que seu coração faz menos esforço.
- Freqüência cardíaca mais baixa , quando consideramos uma determinada distância e tempo.
- Recuperação mais rápida após os treinos e provas.
- Testes comparativos de tempo e distância (cooper , 3km , etc.), comparar tempos com distâncias feitas quando da avaliação inicial.
- Percepção de esforço, com uso da Escala de Borg.
- Maior disposição para treinar , melhora nos fatores sanguíneos (exame laboratorial), redução e/ou ausência de dores musculares pós esforço.
- Auto-estima aumentada e consequente melhora do humor e maior disposição para as demais atividades rotineiras.
- Tempos comparativos em distâncias e percursos afins nas provas que disputou.
Em qualquer programa de treinos , seja ele para quem esta começando ou já é um "atleta" amador ou profissional anotar os dados dos treinos realizados ajuda muito no processo como um todo , desta forma fica mais fácil para seu treinador ou técnico juntamente com você fazer as comparações citadas e adaptar seu treino de forma a atingir um próximo patamar.
Não esqueça que mais treinamento leva você a evoluir , e cada vez que você nota sua evolução é sinal que você treinou de forma correta e desta forma esta superando seus limites anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário