domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mitos e verdades sobre as “lendas” da corrida feminina

Várias mulheres ao começarem a seguir uma rotina de treinos e passar a correr todos os dias , deparam com uma série de "avisos" sobre os "males" que a corrida pode causar ao corpo feminino; normalmente são as "amigas" ou mesmo apenas conhecidas , que dizem que correr envelhece a pele e deixa o bumbum caído, além de que o exercício provoca celulite, varizes, pele flácida ou que deixa os seios caídos , estes são apenas alguns dos muitos mitos sobre corrida para a mulher.

Esses boatos tendem a inibir aquelas que desejam começar a correr, mas temem os danos para o corpo , o que posso dizer a estas a essas mulheres, é que calcem o tênis e corram sem medo: nada disso é verdade.

É tudo puro mito. Correr aumenta a circulação e trabalha o quadril, os músculos superiores e os glúteos, por isso, dizer que o bumbum cai é um absurdo. Em relação às varizes, celulite e pele envelhecida, também acontece o contrário, a boa circulação, resultado da corrida, contribui para uma pele bem mais bonita e saudável.

Grávida ou menstruada pode correr normalmente.

No universo feminino da corrida, também discute-se o fato se a mulher deve ou não correr durante a menstruação , de acordo com ginecologistas e demais médicos especializados em esporte é unânime a indicação de que não há problema algum com a pratica da corrida nestas condições especiais , na verdade o exercício até beneficia as mulheres mais sensíveis nesse período.

Correr libera endorfina, que auxilia na melhora da TPM , , é importante salientar que essa regra não se aplica a qualquer corredora , mulheres com fluxo intenso ou com algum mioma poderiam ter essas complicações aumentadas. E, nesse caso, não é recomendável que corram.

Correr durante a gestação também está liberado, com os devidos cuidados, é claro , não há nenhuma contraindicação quanto a isso, recomenda-se apenas cautela na dosagem dos treinos por ser um exercício de impacto , no entanto , com o tênis certo , bem orientada e cuidando da alimentação, a mulher grávida pode continuar seus treinos. Somente mulheres que nunca correram logicamente não devem começar grávidas.

A origem dos boatos

Os profissionais da área de saúde e preparadores físicos desmentem todos esses mitos , mas de onde eles vêm? Além de ouvir das amigas que a corrida prejudica o corpo, algumas mulheres ficam em dúvida ao ver atletas profissionais na televisão que parecem ter a pele envelhecida.

É comum vermos mulheres maratonistas que aparentam ter muito mais idade do que realmente têm, no entanto esclareço que os atletas profissionais realmente possuem relativa responsabilidade em disseminar esses mitos , pois a grande maioria dos atletas de elite, fazem treinos pesados ou treinam em exagero, desta forma é natural que apareçam com a pele envelhecida ou as feições do rosto enrugadas.

Treinando corretamente e mantendo uma dieta adequada e boa hidratação, a celulite, a pele feia, o bumbum caído e até mesmo a TPM passam longe , e você terá todos os benefícios que esta atividade pode lhe proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário