segunda-feira, 3 de maio de 2010

Importância da Fase excêntrica ou negativa nos exercícios de musculação

A grande maioria dos praticantes de musculação negligência a importância desta fase nociclo de exercício , a fase negativa bem executada aumenta a força, as condições nutricionais do tecido, o metabolismo e a hipertrofia.

Fisiologia da contração muscular?

Pode-se dizer que é uma coisa importante e que todo mundo sabe que é importante mas ninguém sabe direito porque: porque diabos o seu professor fala tanto para você fazer a “negativa” devagar?
Primeiro porque fletir ou estender uma articulação não significa treinar o músculo, ou seja, dobrar o cotovelo pode ser bem diferente de treinar bíceps.Existe o que comumente chamamos de consistência da contração muscular.

A força concêntrica.
Treinar forçando a “negativa” significa obedecer parte dos preceitos do exposto acima. O ganho real que temos quando isso acontece é o ganho de força.
Pelo seguinte: ao provocar o encurtamento do músculo como esforço (fase concêntrica da contração muscular) utilizamos o músculo segundo unidades de ativação que chamamos de unidades motoras, que são compostas por 1 neurônio, 1 placa mioneural e algumas fibras musculares, cujo numero pode variar de músculo para músculo.

A diferença entre a contração ser concêntrica ou excêntrica é no numero de placas motoras utilizados para realizar o movimento.

Para uma carga X, utilizamos 5 UM’s por exemplo para realizar a contração concêntrica (a favor do sentido de encurtamento do músculo), enquanto que, se utilizarmos 3 UM’s provocaremos uma desaceleração do movimento contrario (contração excêntrica – no sentido oposto ao do encurtamento do músculo).

3 UM’s fazendo o trabalho de 5 UM’s, logo, temos um aumento relativo no trabalho de cada unidade motora que provoca o seu tecido muscular a se adaptar, melhorando sua força e se a as condições nutricionais do tecido e o metabolismo do atleta permitir, hipertrofia.

Desta forma a parte de "retorno" torna-se extremamente importante , pois nela os ganhos seriam incrementados para cada unidade muscular que participa do processo , levando desta forma a um melhor resultado em um tempo relativamente melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário