quinta-feira, 6 de maio de 2010

OBESIDADE x EXCESSO DE PESO ENTRE A DOENÇA E O PROBLEMA ESTÉTICO

Desde meados do ano de 2001 foi criada uma nova palavra para definir a epidemia de pessoas da população mundial muito acima do peso ideal : A Globesidade atinge indiscriminadamente homens e mulheres de todas as idades. Afim de esclarecer dúvidas sobre obesidade e excesso de peso ; seus conceitos e causas, tratamentos possíveis, regimes e exercícios físicos, técnicas cirúrgicas e seus riscos ; além de fornecer conselhos para a escolha do programa mais adequado e realista de emagrecimento é que se destina este artigo.

Ao mesmo tempo em que milhões de pessoas morrem de fome ou sofrem com os efeitos decorrentes da desnutrição no mundo, outros milhões estão acima do peso e, dentre estes, pelo menos 300 milhões são considerados obesos. Em Gana, por exemplo, o número de indivíduos com excesso de peso ou obesos já está muito próximo daquele dos indivíduos abaixo do peso por desnutrição. No Brasil, no final de 2004, o Instituto de Pesquisas Brasileiro informava: para cada mulher mal alimentada existem oito com excesso de peso e entre os homens essa relação é de um para quinze. Entre tantos extremos, onde exatamente se encontra o equilíbrio?

É dessa pandemia explosiva, de graves consequências ao bem-estar físico e emocional e de grande impacto nos custos do sistema de saúde pública, Obesidade e excesso de peso - Entre a doença e o problema estético.
Precisamos ter firmemente definido que nem toda pessoa com excessivo peso corporal é necessariamente obesa , assim como nem toda pessoa magra realmente a é desta forma. Existem pessoas – principalmente no grupo feminino – que costumamos tratar no ramo da atividade física como “Falsas Magras” , estas possuem a aparência física e/ou estética aparentando estar equilibradas , no entanto ao realizarmos uma avaliação física nas mesmas percebemos que elas possuem uma quantidade de gordura corporal relativamente elevada quando comparada com sua massa magra.

O inverso também e verificado – principalmente na população masculina – pessoas com aparência física e/ou estética de quem esta muito acima do peso , no entanto estas pessoas possuem uma grande quantidade de Massa magra , bem como , um maior peso em sua estrutura óssea quando comparados ao restante da população.
Na busca pelo “corpo perfeito” muitas vezes verifica-se – principalmente no grupo feminino – pessoas submetendo-se a dietas e restrições alimentares totalmente desreguladas , sem nem um tipo de fundamentação científica ; este grupo muitas das vezes é levado pela propaganda massiva que passa a pessoas esteriótipos não naturais como sendo os esperados pela população mundial ; na mídia não é difícil encontrar modelos , atletas , fisiculturistas ou mesmo atores e atrizes com um Shape bem distante do tido e aceito como normal ; estas pessoas VIVEM do físico e tem por conseguinte que apresentar DE QUALQUER FORMA aquela aparência pois sua vida e seu trabalho dependem disto mesmo não sendo saudável ( o que muitas vezes não é realmente). Não quero dizer de forma alguma que pessoas tidas como normais não podem apresentar esta aparência , apenas que muitas vezes na busca por uma aparência fictícia e idealizada de forma errada as pessoas tendem a colocar-se em situações que estão mais próximas de comprometer sua saúde do que produzir o fim ao qual se propõem .

Como disse antes , não confunda obesidade com excesso de peso, assim como magreza pode não ser saudável , o correto é buscar parâmetros adequados a sua idade , constituição física , histórico familiar , e a partir daí traçar metas e prazos realistas para atingi-los , de nada vale um plano perfeito onde a execução peca por algum fator , procure um profissional de educação física realmente capacitado e juntamente com ele busque a atividade que melhor se encaixa com sua rotina diária e aspirações pessoais e comece a aproveitar desde já os melhores anos da sua vida : Os que estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário