sexta-feira, 7 de maio de 2010

Risco cardíaco é alto em mulheres com menos de 50 anos

Recentes pesquisas publicadas pela Organização Mundial de Saúde , revelaram dados preocupantes , o número de problemas cardiovasculares em mulheres de na faixa etária de 25 à 45 anos aumentou assustadoramente na última década. Fatores como o estresse no trabalho e a preocupação com os filhos aumentam o risco de doença cardíaca em mulheres com menos de 50 anos, segundo um estudo feito com mais de 30 mil pessoas em diversos paises, os dois pontos são os de maiores preocupações femininas a frete de outros como violência urbana e casamento.

N entanto de acordo com a pesquisa é a pressão no trabalho que tem maior efeito sobre a saúde de mulheres mais jovens, bem mais do que as que chegaram aos 50 ou 60 anos. Fatores de risco podem ter papel mais importante no desenvolvimento de problemas cardíacos nas mulheres mais novas , no entanto não são determinantes , foi verificado que pessoas que estão sofrendo estresse no trabalho os transferem para outras áreas de sua vida o que desencadeia uma série de outros problemas na vida pessoal que por conseguinte afetam mais ainda o trabalho, a chave para evitar esse circulo vicioso e tentar lidar com o problema de maneira positiva.

Pesquisas brasileiras já evidenciaram que os infartos são duas vezes mais fulminantes no sexo feminino do que no masculino e que o uso de drogas também potencializa o risco nas mulheres.

Perfil de Risco


Fatores de risco como fumo e diabetes tendem a potencializar os problemas , o nível de pressão que sofrem no trabalho também influencia , as profissões com maiores fatores de risco são as ligadas a área de justiça (advogados , juizes , procuradores,etc) , seguidos por empresários em geral , estas duas profissões apresentaram um risco 35% maior de desenvolver doenças cardíacas do que as outras comparativamente. E quando foram analisados os resultados por idade, concluiu que apenas as mulheres com 50 anos ou menos foram afetadas significativamente.

Os especialistas dizem que isso pode ser devido a mudanças no perfil de risco em grupos com idades diferentes. Parece que o efeito da pressão no trabalho tem maior impacto em mulheres mais jovens, disseran. Isso confirma resultados de estudos anteriores sobre efeitos associados à idade, tanto em homens como em mulheres.


A chave para evitar

Pessoas que enfrentam estresse no trabalho deveriam conversar com colegas ou chefes sobre como lidar com a pressão,se você está sentindo a pressão, deveria tentar lidar com ela de forma positiva e ficar ativo durante o horário de trabalho.

Pequenas atitudes como usar as escadas e caminhar uma parte do trajeto até o trabalho podem ajudar a combater o estresse e melhorar a saúde do coração. No entanto a mesma pesquisa mostra que a prática regular de atividade física programada (não é a caminhada 3 vezes por semana sem fins de treinamento ou a repetitiva ficha de musculação) aquela que tem bem definida seus parâmetros de evolução minimizam em até 42% as chances destes problemas se desenvolverem.

Lidar com problemas pessoais e/ou no trabalho é uma realidade moderna , conversas e programações especiais colaboram para o bem estar geral , procure no seu dia a dia um horário para praticar sua atividade física preferida e procure orientação correta , desta forma você garante uma qualidade de vida e longevidade maiores e melhores.




L

Nenhum comentário:

Postar um comentário