A ciência só vem confirmar o que todos desconfiam: fazer algo sem prazer, não surte bons resultados. E isso vale também para os exercícios físicos: um estudo realizado pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, comprovou que as mulheres que avaliam sua rotina de exercícios como sofrida, acumulavam mais quilos em um período de um ano, quando comparadas àquelas que não consideravam o treino um sofrimento. Mas por que muitas vezes a prática de exercícios é encarada como algo penoso?
Se você fizer um exercício que gosta, as chances de ficar "viciada" e não querer parar mais de se exercitar são bem grandes. Entretanto, há um complexo processo por trás do nosso metabolismo que pode fazer uma pessoa sentir frustração com a rotina dos treinos. O sofrimento de muita gente com a atividade física pode ser explicado pela sensação de praticar os exercícios e, ao mesmo tempo, não ver uma diminuição do peso.
Resultados no prato
Quando alguém começa a praticar uma atividade física, passa a sentir uma maior necessidade de comer, devido ao maior gasto energético. O problema é que muitas pessoas não calculam bem esse equilíbrio, pois não sabem direito o quão calóricos são os alimentos que ingere, ou superestimam a quantidade de calorias que o exercício físico queimou. Para quem não é atleta, ou seja, que não ultrapassa uma média de uma hora e meia de exercícios físicos por dia, dificilmente vai gastar mais que 800 calorias com o treino em um dia.
E essa quantidade não é muito difícil de ser reposta com a alimentação: uma escapadinha com uma sobremesa aqui e um petisco acolá são capazes de dar conta de repor e até extrapolar o que você suou para perder."Para quem quer emagrecer, o maior segredo, não está somente nos exercícios (que, claro são fundamentais para a boa saúde), pois a alimentação correta é muito mais eficiente em não colocar calorias e gorduras para dentro da sua "máquina", do que tentar gastá-las em vão", uma boa dica para quem faz exercício é deixar a refeição para o pós-treino, quando o fígado libera a substância glucagon, que facilita a queima das gorduras que você vai ingerir. Esse processo não acontece antes do esforço intenso, ou seja, não é uma boa apostar nas refeições pesadas e guloseimas antes do exercício físico.
utra pesquisa, também da Universidade de Vermont, comprovou que a boa fama das endorfinas, substâncias por trás da super disposição que dá as caras logo depois da prática esportiva, dura mais do que alguns minutos, como se pensava até pouco tempo atrás. Os pesquisadores observaram que a euforia saudável proporcionada por essas moléculas despejadas no cérebro durante a atividade física perdura por até 12 horas, garantindo a disposição.
Ou seja, não é mito, nem algo inalcançável gostar tanto da atividade física a ponto de fazer dela um hobby - e não só uma obrigação com sua dieta e saúde. Entretanto, quem começou a se exercitar agora, não irá sentir esse efeito de imediato. ?A maioria das pessoas começa a sentir prazer com o exercício em alguns meses de treinamento.
Se você não vê a hora de encarar a rotina de exercícios como uma diversão, deve pensar bem antes de escolher sua atividade e, além de checar sua saúde, pode optar por fazer também uma avaliação com um profissional de educação física. Quem quer tomar gosto pelos exercícios deve observar qual é seu tipo de perfil e escolher a modalidade que tem a ver com a personalidade. Há pessoas que não gostam das academias cheias, preferindo atividades em casa ou ao ar livre, há aqueles que preferem exercitar o corpo e a mente ao mesmo tempo (e escolhem práticas como Tai Chi ou Yoga). Seja qual for a sua escolha, a musculação não deve ser deixada de lado, pois é uma base para fortalecer a musculatura, o que é importante e qualquer atividade física.
Celulite -livre-se dela
Contra a celulite, existe um arsenal de cremes e tratamentos. Todos eles prometem aniquilar os furinhos que tanto incomodam as mulheres.O grande problema é que os resultados prometidos pela grande maioria estão bem distantes da realidade.
Para começar, e as celulites são resultado do acúmulo de gordura localizada,daí a importância de uma alimentação balanceada no controle do problema. A celulite, ou Lipodistrofia Ginóide (nome científico), caracteriza-se pelo acúmulo de gordura ou pela diminuição da circulação vascular.
Por que elas aparecem?
Há pré-disposição genética e as mulheres são mais vulneráveis porque os hormônios femininos têm relação direta com o acúmulo de gordura. Por isso, o uso de anticoncepcionais pode agravar ou desencadear o quadro. Mas não podemos esquecer que a má alimentação, o ganho de peso, a vida sedentária e a pouca ingestão de água também colaboram é muito para o aparecimento das celulites.
Alimentação
A alimentação inadequada pode colaborar e muito! para o aparecimento das celulites, isso acontece porque o aumento de peso é um dos responsáveis pelo desencadeamento dos furinhos. Gordura, refrigerantes e doces podem sim colaborar para o aumento das celulites. O aumento de peso é a maior ameaça para a beleza da pele. No caso dos refrigerantes, por exemplo, uma dica está em optar pelos diet ou zero, já que o gás não faz a mínima diferença quando o assunto é celulite.
Vida sedentária
Entre as comparsas da celulite, está a vida sedentária que, além de contribuir com o aumento de peso, diminui a drenagem linfática natural do corpo e pode até causar compressão local. A vida sedentária é uma das grandes culpadas pelo aparecimento das celulites. Pessoas que ficam muito tempo sentadas, por exemplo, possuem grandes chances de apresentarem uma compressão local, que diminui a drenagem linfática do corpo, colaborando com o aparecimento das celulites. O ganho de peso que acomete pessoas sedentárias também provoca o aspecto casca de laranja na pele, principalmente nas pernas e no bumbum.
Roupas apertadas
As roupas apertadas são inimigas de uma pele lisinha e longe dos furinhos, porque diminuem muito a drenagem linfática natural, colaborando para o acumulo de gorduras.
Elimine
Não gaste fortunas com cremes e massagens que como já dito anteriormente não garantem bons resultados , Os cremes podem até parecer amenizar levemente o problema , nas para garantir um bom bom resultado quando o assunto é acabar de vez com os furinhos existem três atividades fundamentais : dieta; exercícios físicos ( o principal )e ingestão de dois a três litros de água por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário