quarta-feira, 5 de maio de 2010

A sensação da dor do treinamento

Muitas vezes os atletas dizem que para ganhar performance é necessário ter dor no treino. Esta percepção é totalmente equivocada
Como definição pela associação Internacional do Estudo da dor, Dor é = uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a lesões reais, potenciais ou descrita em termos de tais lesões.
A dor é sempre subjetiva. Cada indivíduo aprende a utilizar este termo através de suas experiências anteriores.Muitas vezes ouvimos comentários de atletas, que a dor faz parte do treinamento e para ganhar performance ou melhorar desempenho, é necessário ter dor. Desculpem-me os menos informados, mas é simplesmente um absurdo este tipo de comentário.

A dor é a única forma que o corpo tem de se comunicar e mostrar que algo não está bem e que é necessário compreender as causas e tratá-las de maneira adequada.
As conquistas em nossas vidas, tanto no aspecto profissional como esportista, devem ser adquiridas de forma progressiva, pois temos etapas a serem cumpridas e servirão de base para o próximo momento de treinamento. Se você pulou etapas, está correndo o risco de não alcançar seus objetivos, expondo seu corpo aos limites de sobrecarga e consequentemente às lesões.

Não confundam o sacrifício e a luta de alcançar suas metas, como vencer o cansaço, alimentar-se sem as guloseimas, privar-se de alguns eventos sociais, com o fato de ter que sentir dor para demonstrar empenho.
O tratamento da dor é complexo, e requer esforço multidisciplinar, baseado em múltiplos enfoques do conhecimento humano.A abordagem da dor crônica é absolutamente individualizada, cada dor é a "dor de uma pessoa", com a sua história, sua origem, seu contexto e seu momento.

A dor é subjetiva, mas não é abstrata. Ela é sentida por alguém que precisa ser compreendido e respeitado, e que na maioria das vezes, encontra-se com medo de sua realidade: não entende por que tem dor, teme a causa da dor, teme sua doença, seu tratamento, seu prognóstico, e a própria perspectiva de sentir (ou não) sua dor. Teme a perspectiva de experimentar uma nova (e pior) dor a cada momento, e que talvez não tenha controle.

Você pode "treinar" e sentir dor , pode competir e sentir dor , no entanto a dor do esforço , da superação , da entrega e dedicação ; e totalmente diferente da dor de treinar e/ou competir lesionado , de tentar realizar um esforço inadequado para aquele momento ou mesmo para sua capacidade de treino . Várias vezes me deparei com "alunos/atletas" esgtados , sem a mínima condição de sequer colocar os pés no chão após tentar ( e de maneira mal feita) cumprir uma planilha inadequada ou uma seçãode treino com carga elevada demais , no mundo da corrida já me deparei com coisas simples , como uma pessoa treinando até com um tênis inadequado para sua pisada (pois não teve sequer esta orientação do seu dito "professor/técnico") e sentindo "dor aguda" após os treinos e mesmo chegando a lesionar.

Entenda e aprenda adiferenciar "dor" por esforço de treinamento e "DOR" por outros fatores e desta forma curta sua atividade física de forma saudável por muito mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário