segunda-feira, 31 de maio de 2010

Falta de ânimo , fraqueza e desmaios ? A culpa pode ser do seu Índice Glicêmico.

Não são raros em academias casos onde os alunos durante o treino relatam fraqueza, indisposição, ânsia de vômito podendo chegar a desmaiar; no momento em que a pessoa decide iniciar a prática de algum exercício físico, frequentemente se depara com algumas questões, como: “Agora tenho que mudar algo na minha dieta?” ou “O que posso fazer para otimizar meus resultados?”.

Independentemente de quais sejam os objetivos almejados com a prática do exercício, sejam estéticos, de reabilitação corporal ou melhoria da saúde, deve ser dada uma atenção maior à dieta.No entanto o que verifica-se normalmente é que essa atenção não é dada, o que pode levar a riscos para a saúde e também dificuldade para alcançar as metas, que desestimula o seguimento dos treinos.

A indisposição e em casos mais graves as sensações de vertigem e desmaios que comumente ocorrem nas academias , na grande maioria das vezes não se dá por falta de preparo físico nem pela intensidade muito alta do exercício, mas sim por hipoglicemia, ou seja, quando a glicose sanguínea fica mais baixa que o normal, ocasionada pela alimentação inadequada antes do treino.

O mais óbvio de se pensar é que esses eventos ocorrem quando o indivíduo foi treinar em jejum ou comeu insuficientemente. Essa linha de raciocínio não está errada, porém há outra situação que também pode levar a episódios de hipoglicemia.

No entanto énecessário que saibamos o que são alimentos de alto índice glicêmico, que acarreta uma elevação rápida da glicemia (glicose sanguínea) após seu consumo, e alimentos de baixo índice glicêmico, que leva a uma elevação mais lenta da glicemia após consumi-lo.


Caso a pessoa consuma uma refeição composta apenas por alimentos de alto índice glicêmico (Ex.: doces, mel, pão francês ou pão de forma branco), ocorrerá um aumento rápido da glicemia, que acarreta como resposta uma liberação rápida de insulina - hormônio responsável por retirar glicose do sangue para os tecidos - pelo pâncreas, visando normalizar a concentração de glicose no sangue.

Porém, às vezes a liberação de insulina excede o necessário para normalizar a glicemia. Se acontecer durante o exercício, onde a demanda por glicose está aumentada, isso pode levar a uma hipoglicemia, com sintomas desde sonolência e fraqueza nos casos mais brandos, até desmaios em hipoglicemias mais severas.


Para prevenir a hipoglicemia durante os treinos, deve-se evitar na refeição pré-treino: pão branco puro (francês ou de forma), macarrão ou outra massa puros, doces , também recomenda-se não treinar em um jejum maior que 3 a 4 horas para refeições maiores (almoço ou jantar) e 1 a 2 horas para refeições menores como lanches.

A refeição pré-treino deve ser composta por alimentos de médio ou baixo índice glicêmico como frutas, sanduíches com salada e alguma fonte protéica (Ex.: presunto, queijo, carne), biscoitos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dieta balanceada potencializa os efeitos da atividade física

Para que a malhação ou qualquer atividade física tenha um bom resultado, é importante saber combinar a atividade com uma dieta adequada.

Alimentar-se antes e depois dos exercícios ajuda a manter o organismo equilibrado e acelera o metabolismo, elevando a eficácia dos treinos. Não há uma regra geral, a alimentação funciona para cada pessoa de uma forma diferente. A dieta, porém, precisa ser leve e balanceada.

Quem está buscando perder peso, deve tomar cuidado com o que come durante o dia e não pode esquecer de ingerir pelo menos uma fruta após a atividade física. Para aqueles que desejam aumentar a massa muscular, ela recomenda uma combinação de carboidratos e proteínas após os exercícios.

Quem quer ganhar massa pode comer um pouco a mais de proteína, mas é preciso tomar cuidado com o que é ingerido ao longo do dia. A alimentação brasileira já tem muita proteína. Carboidrato é energia, precisamos comer antes do exercício, principalmente quanto é uma atividade de longa duração. É necessário repor o carboidrato, pra repor energia.

Não esqueça que é fundamental comer algo leve e hidratar-se logo após o esporte para a recuperação inicial , uma refeição completa, café da manhã, almoço ou jantar pode ser realizada assim que a pessoa estiver se sentindo recuperada da exaustão.

Para atletas profissionais, a recomendação é buscar um especialista que prepare um cardápio bem elaborado. Para outros esportistas que não competem profissionalmente, a avaliação nutricional também é importante, mas em linhas gerais uma alimentação balanceada em carboidratos, proteínas, frutas, verduras e com pouco doce e gordura é a regra básica.

A digestão da gordura é mais lenta e demanda energia e sangue do organismo. O corpo precisa estar pronto para o esporte. Por isso que a alimentação leve, com fibras é recomendada. Não pesa e não tira o foco do exercício. O corpo vai trabalhar para potencializar a ação. O alimento ajuda na redução da fadiga, na preservação da massa muscular e recuperação do organismo como um todo, funciona como um complemento, que estimula é atividade física, a alimentação é um coadjuvante para o exercício. O que pedimos aos atletas é uma combinação de nutrientes – carboidrato e proteína.

Veja alguns exemplos de alimentação:

Antes do treino:
Alimento fonte de carboidrato: fruta, pão com geléia, bolacha salgada

Após o treino:
Alimento com proteína, vitamina: filé de frango, arroz integral e salada, queijo branco com pão integral, leite batido com fruta

Água: quanto mais, melhor

Beber água não tem contra-indicação, pelo contrario, é ótima para o organismo. É fundamental chegar à academia hidratado e beber água ao longo do treino. Qualquer pessoa precisa de dois litros de líquido por dia pra repor a perda natural que temos através da urina, saliva, lágrima. Para quem tem dificuldade para beber água, pode colocar um pouco de limão no líquido. Também vale acrescentar hortelã ou apostar no chá gelado.

Sucos em excesso devem ser evitados , a água é o melhor hidratante, mas existem outras formas para quem reclama da falta de gosto. Suco não é uma boa opção por ser muito calórico.

Os isotônicos são interessantes após a atividade física, por que são melhores absorvidos pelo organismo. Os líquidos isotônicos foram elaborados para suprir a necessidade de eletrólitos perdidos com o suor durante exercícios físicos intensos , funcionam muito bem, não há contra indicações, e nestes casos tem efeito reparador melhor que a água.

Já para exercícios suaves, com duração inferior a uma hora, a água é suficiente para as pessoas com alimentação saudável e balanceada. A quantidade é a mesma de qualquer líquido, o suficiente para saciar a sede.

Bebidas geladas tendem a ser mais facilmente absorvidas pelo corpo humano. Beber um liquido gelado é interessante porque o organismo absorve mais rápido as propriedades, mas não é obrigatoriedade. É melhor tomar qualquer líquido do que não ingerir nada.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dicas Gerais para Corredores

Correr em dias quentes pode ser bastante perigoso se não tomarmos as devidas precauções. Abaixo, listamos algumas recomendações que deverão ser observadas, principalmente no verão:

1. Evite a desidratação ! Você pode perder de 200 a 400 ml de líquido a cada 20 minutos correndo. Assim, é importante a pré-hidratação (de 300-500 ml de líguidos a cada 10-15 minutos de corrida) e beba líquidos numa frequência de 20-30 minutos durante o percurso. A fim de determinar se está se hidratando adequadamente, pese-se antes e após a corrida. Você deveria ter ingerido a mesma quantidade de perda do peso durante o percurso. Um bom indicativo de que você está correndo desidratado é a persistente elevação da frequência cardíaca após finalizar a corrida, além de apresentar sua urina escura . Mantenha em mente que a sede não é um bom indicativo de que está desidratado .

2. Corra na sombra o quanto possível; evite a exposição direta ao sol. Quando sentir que terá que correr sob o sol, não deixe de usar o protetor solar. Pois, além do sol agredir sua pele poderá também agredir seus olhos. Assim, quando sair no sol, use óculos escuros que filtrem raios UVA E UVB. Usar um boné ou viseira ajudará a minimizar tais agressões.

3. Quando correr, se sentir tontura , náusea, pele seca ou calafrios... pare imediatamente e faça reposição e de líquidos e borrife água sobre a pele. Se não melhorar procure ajuda.

4. Caso tenha algum problema respiratório ou cardíaco, ou está sob medicamentos, consulte seu médico sobre correr sob sol quente. Em alguns casos pode ser mais aconselhável correr "in door". Para aqueles que têm um passado de ataques cardíacos ou doenças do coração devem tomar extrema precauções.

5. Crianças devem evitar correr no sol por terem menor tolerância que os adultos.

6. Tente evitar roupas de tecido sintético, correr próximo do meio-dia, consumir excesso de sal e bebidas com alta concentração de açucar. Nunca corra doente.

7. Para a corrida , tente vestir roupas coloridas e leves, beba bastante água, se certifique da temperatura e humidade e avise sempre alguém conhecido de que está indo .


Dicas Para Quem Quer Começar a Correr

Segundo especialistas, correr faz fortalecer ossos, músculos e articulações de membros inferiores e ainda faz melhorar todo o sistema cardiorespiratório.

Músculos utilizados na corrida


Panturrilhas (sóleo e gastrocnêmio), Ísquio-Tibiais, Glúteos, músculos da região lombar e (ajudam a fixar e levar pernas para trás) Abdômen, Peitoral Maior e Menor, Trapézio , Rombóides e Deltóides. Mas o trabalho de maior sobrecarga é nos membros inferiores.

Dicas para melhorar sua corrida


Uma boa postura para correr é muito importante. Corra sempre mantendo seu corpo ereto, cotovelos fletidos em 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com palma para baixo.
Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada.
Faça aquecimento por 5 minutos com uma boa caminhada intensa em seguida pare e faça os alongamentos necessários , clique aqui.
Gradualmente vá aumentando a velocidade até sentir sua respiração acelerada, mas não ultrapasse até o ponto que possa ter dificuldades para conversar.
Corra por 10 minutos no início e aumente de 1-2 minutos todos os dias até que consiga correr por pelo menos 20 minutos.
Verifique sua Frequência Cardíaca e veja se já está em sua Zona Alvo de Treinamento - alguns corredores usam o frequencímetro (Ex: marca Polar) para verificar a F.C , mas em caso de não poder adiquirí-lo, poderá usar a medição manual que é passível de erros, clique aqui .
Quando verificar que está em sua Zona Alvo de Treinamento, vá aumentando o tempo de seu treinamento dia após dia. Até chegar em seu objetivo.
Após o treinamento , faça um resfriamento caminhando por 5 minutos e em seguida pare e repita os alongamentos do início da corrida .

Dicas Gerais

Quando o tempo estiver ruim tente correr em uma esteira em casa ou na academia, para evitar escorregões pelo caminho;
Assista TV em casa, ou ouça música enquanto se exercita, será uma grande motivação para vencer o cansaço.

Como Evitar Lesões

Ouça seu corpo. Terá dias em que seu corpo não estará pronto para se exercitar. Se forçá-lo pode causar lesões ao longo da corrida. Caso não se sinta bem durante os primeiros 500 metros pode ser que seja hora de voltar para casa.
Se sentir seus músculos demasiadamente contraídos durante a corrida, tenha certeza de alongá-los após os exercícios, assim não sentirá dores ou cãimbras no dia seguinte.

Acessórios necessários

Um bom par de tênis é muito importante para lhe garantir uma boa corrida livre de lesões. Os tênis especiais para corrida absorvem o choque das passadas e ainda estabilizam seus pés no solo.
Um bom tênis deve: ser flexível, ter uma sola grossa, um acochoamento para o calcanhar para o tendão de aquiles, a sola deve ser mais larga que a parte de cima, ser confortável com bastante espaço dentro dele e ainda mais alto na parte de traz.

Consuma Ômegas 3 e 6 , O nutriente diminui os riscos de ataque cardíaco e de depressão

Os ômegas 3 e 6 são gorduras essenciais para o bom funcionamento de vários órgãos. Essas gorduras não são produzidas pelo organismo, mas devem estar presentes na alimentação, pois auxilia na queda de níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL). Além disso, apresentam importante papel em alergias e processos inflamatórios.

O ômega 3 é reconhecido como um nutriente cardioprotetor, isto é, beneficia a saúde cardiovascular.Também é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos do corpo humano: o coração e o cérebro.

No coração, diminui o risco de ataques cardíacos, pois previnem que as placas de gordura acumulem-se nas artérias.Já o cérebro é constituído por 20% de gordura, portanto o consumo de Ômega 3 e 6 é vital para deixá-lo ativo, prevenindo a falta de memória e doenças como a esclerose, Alzheimer entre outras.

Benefícios

Tanto Ômega 3, como o 6, agregam inúmeros benefícios aos seres humanos, tais como:

1. Previnem doenças cardiovasculares;
2. Auxilia no combate a depressão;
3. Combate seqüelas de infarto;
4. Reduz lesões por esforços;
5. Auxilia no tratamento do câncer;
6. Previne arritmia cardíaca (batimento irregular);
7. Diminui a pressão sanguínea (hipertensão);
8. Aumenta a fluidez do sangue (melhora circulação);
9. Diminui as taxas de triglicerídeos e colesterol.

Onde encontrar?

Os ômegas 3 e 6 podem ser encontrados em nozes, castanhas, amêndoas, rúcula e óleos vegetais, como azeite, milho, canola, soja e peixes (principalmente de águas profundas).

A dieta de quem come carne deve conter, em média, 2g/dia de Ômega 3. Já os vegetarianos, devem consumir o dobro, 4g/dia, pois a deficiência desse nutriente é muito maior naqueles que optaram por uma alimentação isenta de proteína animal.

Fazer suplementação é importante, principalmente para repor a deficiência de cálcio nos ossos e combater a osteoporose (principalmente mulheres na menopausa). Consulte seu nutricionista.Não esquecendo que igualmente essencial para sua saúde é a realização de uma atividade física corretamente orientada .

domingo, 23 de maio de 2010

Primeiros passos da reeducação alimentar

Sempre quando se trata de reduzir calorias e melhorar a qualidade da alimentação, também é necessário levar em conta que o prazer no momento da refeição deve permanecer, por isso é necessário ter um momento reservado no dia a dia dedicado a alimentação. É muito importante se hidratar bem. O ideal é beber água o dia todo, de 150 a 200 ml por copo, chegando a um total de 2 litros por dia. A água ajuda a inibir o apetite, pois muitas vezes o organismo dá sinal de fome, quando na realidade está desidratado. Então, quando se mantém o organismo hidratado fica um pouco mais fácil afastar a fome.

A atividade física é imprescindível e deve ser realizada com a orientação de um educador físico. Hoje a recomendação é de que pessoas com peso adequado devem praticar 30 minutos de atividade física por dia, todos os dias, para aumentar ou manter seu gasto energético e aumentar ou manter a massa muscular. 
Existem pessoas que além da atividade física necessitam de apoio emocional, portanto para se ter um bom resultado na perda de peso ao menos quatro profissionais deveriam estar envolvidos: nutricionista, o médico, o educador físico e o psicólogo. Para entrar em forma é necessário adequar os nutrientes e ficar atenta a quantidade que será ingerida ao longo do dia. Uma pessoa que deseja perder peso e quer se manter magra deve consumir por dia, me média, 1200 calorias. A quantidade de calorias exatas vai depender de qual é o gasto energético dessa pessoa , pois , uma pessoa que pratica atividade física todos os dias tem um gasto energético diferente de outra que é sedentária.

O consumo de frutas é muito importante, porque o sabor doce e as vitaminas e minerais contidas nesses alimentos auxiliam no controle do apetite. O ideal é consumir de três a cinco frutas por dia. 
Comer verduras, legumes no almoço e jantar, variando a cor e modo de preparo desses alimentos, aumenta a ingestão da fibras que auxilia no processo de saciedade. As vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos auxiliam no processo de perda de peso, porque ajudam a diminuir a ansiedade e auxiliam no gasto de energia. 

Alimentos ricos em carboidratos, principalmente feitos com farinha de trigo refinada, devem ser substituídos por alimentos feitos com farinha integral (ex. pão integral, biscoito integral, bolo integral), pois as fibras presentes nesse tipo de alimentos evitam que os carboidratos sejam rapidamente absorvidos e ocorra uma produção grande de insulina e com isso grande absorção de glicose que será transformada em gordura corporal, principalmente abdominal. 


Para melhorar a alimentação, o essencial é retirar açúcares refinados e qualquer alimento que os contenha, como os doces, refrigerantes, entre outros. Esse tipo de alimento é metabolizado muito rápido pelo organismo e será, com certeza, armazenado como gordura, principalmente abdominal. 

Alguns alimentos podem ser incluídos para diminuir a ansiedade e aumentar a saciedade. Hoje estudos em torno de biscoitos feitos de amaranto, um grão originário dos Andes e hoje também cultivado no Brasil, mostra que este alimento tem efeito de reduzir níveis de colesterol do sangue e redução do apetite. 

O azeite extra virgem também é um aliado para quem deseja perder peso. Por ser rico em gordura monoinsaturada, ele estimula a secreção de sais biliares que ajudam na digestão das gorduras ingeridas. O ideal é fazer a utilização do azeite em pratos frios, como saladas, e uma colher de sopa, no máximo, é o suficiente. 

Para acelerar o metabolismo, consumir três xícaras de chá verde ao dia é um bom aliado, pois é um excelente antioxidante.

Evite carnes gordurosas e alimentos embutidos como salsicha, lingüiça, mortadela, salame, entre outros, pois eles contém grande quantidade de gordura saturada, que também vai favorecer o acúmulo de gordura abdominal. Prefira carnes assadas, cozidas ou grelhadas.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Planilhas coletivas são um risco para o corredor

Um dos aspectos positivos do crescimento das corridas de rua é que milhares de novos empregos diretos e indiretos têm surgido na esteira deste movimento, principalmente em favor da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, cada vez mais profissionais da área da saúde têm procurado estudar e especializar-se, visando obter novos conhecimentos e atender melhor a necessidade de seus clientes, pacientes, alunos ou atletas.

EM CONTRAPARTIDA, HÁ AS QUESTÕES NEGATIVAS, COMO O CRESCENTE APARECIMENTO DE PESSOAS NÃO QUALIFICADAS, QUERENDO APROVEITAR ESTE MOMENTO PARA EXERCER ILEGALMENTE AS ATIVIDADES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PRESCREVENDO TREINAMENTO, mesmo que de uma forma mais disfarçada, e cada vez mais publicações em algumas revistas e sites de corrida, com as famosas planilhas coletivas, “receitas de bolo”, as quais desrespeitam as diferenças individuais, colocando em risco a saúde dos incautos. Houve até um caso de uma publicação vendida atualmente nas bancas, cujo tema, diga-se de passagem, muito infeliz, é: “Seja Seu próprio Treinador”.

Normalmente a estratégia destas publicações é tentar camuflar a intenção de vender mais revistas ou aumentar as visitas aos sites, utilizando o famoso expediente de prestar serviço à população que não tem acesso a um treinador. Na verdade, este incentivo é um ato de grande irresponsabilidade, pois o indivíduo que treina por conta própria ou sem a orientação de um profissional qualificado, habilitado e próximo, corre o sério risco de sofrer uma lesão, “overtraining”, ou até mesmo um enfarto.

Continuemos seguindo este raciocínio: imagine a confusão que seria se o nutricionista resolvesse exercer o papel do médico; o fisioterapeuta a função do nutricionista; o médico a função do treinador, e o treinador a função de dentista… É arriscada a idéia de apregoar como algo comum o indivíduo que não tenha estudado para tal possa ser seu próprio treinador. É como se dispensasse o trabalho do médico ortopedista e resolvesse operar seu próprio joelho.

Nós, os profissionais de Educação Física que estudamos e estamos habilitados a prescrever os treinamentos, sentimos uma profunda indignação ao nos depararmos com tamanho descaso em tratar um tema desta complexidade com tanta simplicidade. Nunca é demais lembrar que a regulamentação da profissão de Educação Física foi sancionada através da Lei 9.696/98, de 1º de setembro de 1998 e que, para exercê-la, o profissional precisa ter conhecimentos técnicos, científicos e práticos, que devem estar atualizados para que, em qualquer situação, principalmente em casos de emergência, possa atuar com competência, responsabilidade e ética.

Estão habilitados para exercer a profissão os profissionais graduados em curso superior na área, e os profissionais que já atuavam no mercado, anteriormente a lei de 1.998, que conseguiram comprovar esta experiência e fizeram cursos de qualificação. Ambos devem possuir registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física), registro este que pode ser de Profissional Graduado (com curso superior) ou de Provisionado (sem curso superior).

Não coloque sua saúde em risco tentando ser seu próprio treinador, ou realizando uma planilha que não tenha sido elaborada somente para você. Consulte sempre um profissional de Educação Física especializado em corrida, seja você um iniciante, amador ou atleta profissional.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Acelere seu metabolismo

Alimentação adequada, atividade física e ganho de massa muscular contribuem para que o organismo gaste mais calorias mesmo quando não está se exercitando

É fácil encontrar pessoas que mesmo com muita dedicação não conseguem emagrecer quase nada no período. Uma das explicações para essa situação é devido a aceleração do metabolismo, que quando lento, tem mais dificuldade em perder as gorduras localizadas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, é possível reverter essa situação e dar uma acelerada no próprio metabolismo, perdendo assim mais calorias e gorduras durante todo o dia.

Para aumentar a velocidade que o organismo trabalha, o indivíduo cujo organismo é mais lento deve se preocupar ainda mais com os alimentos e exercícios físicos, e a atenção a cada detalhe deve ser redobrada. Aliando esses dois conceitos, o corpo perde gordura durante todo o dia, trazendo grandes benefícios na saúde e na estética.

Alimentação balanceada

Não é possível emagrecer de uma forma saudável pulando as refeições do dia ou sobrevivendo apenas dietas milagrosas. É importante que a alimentação esteja sempre balanceada conforme indicação de um nutricionista, para que se tenha energia a todo instante e que ela seja gasta da melhor maneira possível: em exercícios físicos.

Existem alimentos que podem auxiliar nesse processo de aceleração do metabolismo humano, como a salsinha, a maçã, a canela e o gengibre. e veja mais alimentos que podem auxiliar o organismo a queimar calorias.

Mesmo não querendo, a partir dos 28 anos as pessoas já começam a ter sua aceleração do metabolismo diminuída. Isso explica a grande quantidade de adultos acima dos 40 anos de idade com maiores problemas de obesidade. Para não sofrer tanto com a “lentidão” do organismo.

Além de ter uma boa alimentação, as pessoas devem ter uma pausa entre as refeições de 3 horas, comendo algo que seja útil para a saúde, deixando de lado alguns beliscos nesse meio tempo e compromete toda a meta planejada.

Atividades físicas

A atividade física sempre foi e vai continuar sendo a melhor maneira de perder aquela gordurinha localizada e já auxiliou muitas pessoas a chegarem no peso que sempre desejaram. Com a ajuda de uma alimentação balanceada, perder peso pode ficar mais fácil

A realização de exercícios aeróbios como a corrida é essencial para quem busca uma vida mais saudável. Enquanto o corpo se mantém em movimento, mais caloria se perde, ou seja, mais se emagrece.

Além dos exercícios aeróbios, fazer musculação é também muito importante, já que é ali que ocorre a troca da gordura por músculos, além da aceleração do metabolismo.

É necessário ter bastante disciplina para poder emagrecer de uma forma saudável. Deve ocorrer três a quatro treinamentos na semana, com no mínimo uma hora de duração, podendo o atleta e/ou aluno realizar tanto exercícios aeróbicos quanto a própria musculação.

sábado, 15 de maio de 2010

VEJAM MAIS MATERIAS NO SITE RUNNERSFORHEALTH.COM.BR!!!

A partir de agora corredores e esportistas em geral tem mais um local onde obter informações , acesse o site acima e envie para todos os seus contatos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SEU TREINO COM MAIS PRAZER E RESULTADOS

A ciência só vem confirmar o que todos desconfiam: fazer algo sem prazer, não surte bons resultados. E isso vale também para os exercícios físicos: um estudo realizado pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, comprovou que as mulheres que avaliam sua rotina de exercícios como sofrida, acumulavam mais quilos em um período de um ano, quando comparadas àquelas que não consideravam o treino um sofrimento. Mas por que muitas vezes a prática de exercícios é encarada como algo penoso?

Se você fizer um exercício que gosta, as chances de ficar "viciada" e não querer parar mais de se exercitar são bem grandes. Entretanto, há um complexo processo por trás do nosso metabolismo que pode fazer uma pessoa sentir frustração com a rotina dos treinos. O sofrimento de muita gente com a atividade física pode ser explicado pela sensação de praticar os exercícios e, ao mesmo tempo, não ver uma diminuição do peso.


Resultados no prato

Quando alguém começa a praticar uma atividade física, passa a sentir uma maior necessidade de comer, devido ao maior gasto energético. O problema é que muitas pessoas não calculam bem esse equilíbrio, pois não sabem direito o quão calóricos são os alimentos que ingere, ou superestimam a quantidade de calorias que o exercício físico queimou. Para quem não é atleta, ou seja, que não ultrapassa uma média de uma hora e meia de exercícios físicos por dia, dificilmente vai gastar mais que 800 calorias com o treino em um dia.

E essa quantidade não é muito difícil de ser reposta com a alimentação: uma escapadinha com uma sobremesa aqui e um petisco acolá são capazes de dar conta de repor e até extrapolar o que você suou para perder."Para quem quer emagrecer, o maior segredo, não está somente nos exercícios (que, claro são fundamentais para a boa saúde), pois a alimentação correta é muito mais eficiente em não colocar calorias e gorduras para dentro da sua "máquina", do que tentar gastá-las em vão", uma boa dica para quem faz exercício é deixar a refeição para o pós-treino, quando o fígado libera a substância glucagon, que facilita a queima das gorduras que você vai ingerir. Esse processo não acontece antes do esforço intenso, ou seja, não é uma boa apostar nas refeições pesadas e guloseimas antes do exercício físico.

utra pesquisa, também da Universidade de Vermont, comprovou que a boa fama das endorfinas, substâncias por trás da super disposição que dá as caras logo depois da prática esportiva, dura mais do que alguns minutos, como se pensava até pouco tempo atrás. Os pesquisadores observaram que a euforia saudável proporcionada por essas moléculas despejadas no cérebro durante a atividade física perdura por até 12 horas, garantindo a disposição.

Ou seja, não é mito, nem algo inalcançável gostar tanto da atividade física a ponto de fazer dela um hobby - e não só uma obrigação com sua dieta e saúde. Entretanto, quem começou a se exercitar agora, não irá sentir esse efeito de imediato. ?A maioria das pessoas começa a sentir prazer com o exercício em alguns meses de treinamento.

Se você não vê a hora de encarar a rotina de exercícios como uma diversão, deve pensar bem antes de escolher sua atividade e, além de checar sua saúde, pode optar por fazer também uma avaliação com um profissional de educação física. Quem quer tomar gosto pelos exercícios deve observar qual é seu tipo de perfil e escolher a modalidade que tem a ver com a personalidade. Há pessoas que não gostam das academias cheias, preferindo atividades em casa ou ao ar livre, há aqueles que preferem exercitar o corpo e a mente ao mesmo tempo (e escolhem práticas como Tai Chi ou Yoga). Seja qual for a sua escolha, a musculação não deve ser deixada de lado, pois é uma base para fortalecer a musculatura, o que é importante e qualquer atividade física.

Celulite -livre-se dela

Contra a celulite, existe um arsenal de cremes e tratamentos. Todos eles prometem aniquilar os furinhos que tanto incomodam as mulheres.O grande problema é que os resultados prometidos pela grande maioria estão bem distantes da realidade.

Para começar, e as celulites são resultado do acúmulo de gordura localizada,daí a importância de uma alimentação balanceada no controle do problema. A celulite, ou Lipodistrofia Ginóide (nome científico), caracteriza-se pelo acúmulo de gordura ou pela diminuição da circulação vascular.

Por que elas aparecem?

Há pré-disposição genética e as mulheres são mais vulneráveis porque os hormônios femininos têm relação direta com o acúmulo de gordura. Por isso, o uso de anticoncepcionais pode agravar ou desencadear o quadro. Mas não podemos esquecer que a má alimentação, o ganho de peso, a vida sedentária e a pouca ingestão de água também colaboram é muito para o aparecimento das celulites.

Alimentação

A alimentação inadequada pode colaborar e muito! para o aparecimento das celulites, isso acontece porque o aumento de peso é um dos responsáveis pelo desencadeamento dos furinhos. Gordura, refrigerantes e doces podem sim colaborar para o aumento das celulites. O aumento de peso é a maior ameaça para a beleza da pele. No caso dos refrigerantes, por exemplo, uma dica está em optar pelos diet ou zero, já que o gás não faz a mínima diferença quando o assunto é celulite.

Vida sedentária

Entre as comparsas da celulite, está a vida sedentária que, além de contribuir com o aumento de peso, diminui a drenagem linfática natural do corpo e pode até causar compressão local. A vida sedentária é uma das grandes culpadas pelo aparecimento das celulites. Pessoas que ficam muito tempo sentadas, por exemplo, possuem grandes chances de apresentarem uma compressão local, que diminui a drenagem linfática do corpo, colaborando com o aparecimento das celulites. O ganho de peso que acomete pessoas sedentárias também provoca o aspecto casca de laranja na pele, principalmente nas pernas e no bumbum.

Roupas apertadas

As roupas apertadas são inimigas de uma pele lisinha e longe dos furinhos, porque diminuem muito a drenagem linfática natural, colaborando para o acumulo de gorduras.

Elimine

Não gaste fortunas com cremes e massagens que como já dito anteriormente não garantem bons resultados , Os cremes podem até parecer amenizar levemente o problema , nas para garantir um bom bom resultado quando o assunto é acabar de vez com os furinhos existem três atividades fundamentais : dieta; exercícios físicos ( o principal )e ingestão de dois a três litros de água por dia.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Risco cardíaco é alto em mulheres com menos de 50 anos

Recentes pesquisas publicadas pela Organização Mundial de Saúde , revelaram dados preocupantes , o número de problemas cardiovasculares em mulheres de na faixa etária de 25 à 45 anos aumentou assustadoramente na última década. Fatores como o estresse no trabalho e a preocupação com os filhos aumentam o risco de doença cardíaca em mulheres com menos de 50 anos, segundo um estudo feito com mais de 30 mil pessoas em diversos paises, os dois pontos são os de maiores preocupações femininas a frete de outros como violência urbana e casamento.

N entanto de acordo com a pesquisa é a pressão no trabalho que tem maior efeito sobre a saúde de mulheres mais jovens, bem mais do que as que chegaram aos 50 ou 60 anos. Fatores de risco podem ter papel mais importante no desenvolvimento de problemas cardíacos nas mulheres mais novas , no entanto não são determinantes , foi verificado que pessoas que estão sofrendo estresse no trabalho os transferem para outras áreas de sua vida o que desencadeia uma série de outros problemas na vida pessoal que por conseguinte afetam mais ainda o trabalho, a chave para evitar esse circulo vicioso e tentar lidar com o problema de maneira positiva.

Pesquisas brasileiras já evidenciaram que os infartos são duas vezes mais fulminantes no sexo feminino do que no masculino e que o uso de drogas também potencializa o risco nas mulheres.

Perfil de Risco


Fatores de risco como fumo e diabetes tendem a potencializar os problemas , o nível de pressão que sofrem no trabalho também influencia , as profissões com maiores fatores de risco são as ligadas a área de justiça (advogados , juizes , procuradores,etc) , seguidos por empresários em geral , estas duas profissões apresentaram um risco 35% maior de desenvolver doenças cardíacas do que as outras comparativamente. E quando foram analisados os resultados por idade, concluiu que apenas as mulheres com 50 anos ou menos foram afetadas significativamente.

Os especialistas dizem que isso pode ser devido a mudanças no perfil de risco em grupos com idades diferentes. Parece que o efeito da pressão no trabalho tem maior impacto em mulheres mais jovens, disseran. Isso confirma resultados de estudos anteriores sobre efeitos associados à idade, tanto em homens como em mulheres.


A chave para evitar

Pessoas que enfrentam estresse no trabalho deveriam conversar com colegas ou chefes sobre como lidar com a pressão,se você está sentindo a pressão, deveria tentar lidar com ela de forma positiva e ficar ativo durante o horário de trabalho.

Pequenas atitudes como usar as escadas e caminhar uma parte do trajeto até o trabalho podem ajudar a combater o estresse e melhorar a saúde do coração. No entanto a mesma pesquisa mostra que a prática regular de atividade física programada (não é a caminhada 3 vezes por semana sem fins de treinamento ou a repetitiva ficha de musculação) aquela que tem bem definida seus parâmetros de evolução minimizam em até 42% as chances destes problemas se desenvolverem.

Lidar com problemas pessoais e/ou no trabalho é uma realidade moderna , conversas e programações especiais colaboram para o bem estar geral , procure no seu dia a dia um horário para praticar sua atividade física preferida e procure orientação correta , desta forma você garante uma qualidade de vida e longevidade maiores e melhores.




L

quinta-feira, 6 de maio de 2010

OBESIDADE x EXCESSO DE PESO ENTRE A DOENÇA E O PROBLEMA ESTÉTICO

Desde meados do ano de 2001 foi criada uma nova palavra para definir a epidemia de pessoas da população mundial muito acima do peso ideal : A Globesidade atinge indiscriminadamente homens e mulheres de todas as idades. Afim de esclarecer dúvidas sobre obesidade e excesso de peso ; seus conceitos e causas, tratamentos possíveis, regimes e exercícios físicos, técnicas cirúrgicas e seus riscos ; além de fornecer conselhos para a escolha do programa mais adequado e realista de emagrecimento é que se destina este artigo.

Ao mesmo tempo em que milhões de pessoas morrem de fome ou sofrem com os efeitos decorrentes da desnutrição no mundo, outros milhões estão acima do peso e, dentre estes, pelo menos 300 milhões são considerados obesos. Em Gana, por exemplo, o número de indivíduos com excesso de peso ou obesos já está muito próximo daquele dos indivíduos abaixo do peso por desnutrição. No Brasil, no final de 2004, o Instituto de Pesquisas Brasileiro informava: para cada mulher mal alimentada existem oito com excesso de peso e entre os homens essa relação é de um para quinze. Entre tantos extremos, onde exatamente se encontra o equilíbrio?

É dessa pandemia explosiva, de graves consequências ao bem-estar físico e emocional e de grande impacto nos custos do sistema de saúde pública, Obesidade e excesso de peso - Entre a doença e o problema estético.
Precisamos ter firmemente definido que nem toda pessoa com excessivo peso corporal é necessariamente obesa , assim como nem toda pessoa magra realmente a é desta forma. Existem pessoas – principalmente no grupo feminino – que costumamos tratar no ramo da atividade física como “Falsas Magras” , estas possuem a aparência física e/ou estética aparentando estar equilibradas , no entanto ao realizarmos uma avaliação física nas mesmas percebemos que elas possuem uma quantidade de gordura corporal relativamente elevada quando comparada com sua massa magra.

O inverso também e verificado – principalmente na população masculina – pessoas com aparência física e/ou estética de quem esta muito acima do peso , no entanto estas pessoas possuem uma grande quantidade de Massa magra , bem como , um maior peso em sua estrutura óssea quando comparados ao restante da população.
Na busca pelo “corpo perfeito” muitas vezes verifica-se – principalmente no grupo feminino – pessoas submetendo-se a dietas e restrições alimentares totalmente desreguladas , sem nem um tipo de fundamentação científica ; este grupo muitas das vezes é levado pela propaganda massiva que passa a pessoas esteriótipos não naturais como sendo os esperados pela população mundial ; na mídia não é difícil encontrar modelos , atletas , fisiculturistas ou mesmo atores e atrizes com um Shape bem distante do tido e aceito como normal ; estas pessoas VIVEM do físico e tem por conseguinte que apresentar DE QUALQUER FORMA aquela aparência pois sua vida e seu trabalho dependem disto mesmo não sendo saudável ( o que muitas vezes não é realmente). Não quero dizer de forma alguma que pessoas tidas como normais não podem apresentar esta aparência , apenas que muitas vezes na busca por uma aparência fictícia e idealizada de forma errada as pessoas tendem a colocar-se em situações que estão mais próximas de comprometer sua saúde do que produzir o fim ao qual se propõem .

Como disse antes , não confunda obesidade com excesso de peso, assim como magreza pode não ser saudável , o correto é buscar parâmetros adequados a sua idade , constituição física , histórico familiar , e a partir daí traçar metas e prazos realistas para atingi-los , de nada vale um plano perfeito onde a execução peca por algum fator , procure um profissional de educação física realmente capacitado e juntamente com ele busque a atividade que melhor se encaixa com sua rotina diária e aspirações pessoais e comece a aproveitar desde já os melhores anos da sua vida : Os que estão por vir.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A sensação da dor do treinamento

Muitas vezes os atletas dizem que para ganhar performance é necessário ter dor no treino. Esta percepção é totalmente equivocada
Como definição pela associação Internacional do Estudo da dor, Dor é = uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a lesões reais, potenciais ou descrita em termos de tais lesões.
A dor é sempre subjetiva. Cada indivíduo aprende a utilizar este termo através de suas experiências anteriores.Muitas vezes ouvimos comentários de atletas, que a dor faz parte do treinamento e para ganhar performance ou melhorar desempenho, é necessário ter dor. Desculpem-me os menos informados, mas é simplesmente um absurdo este tipo de comentário.

A dor é a única forma que o corpo tem de se comunicar e mostrar que algo não está bem e que é necessário compreender as causas e tratá-las de maneira adequada.
As conquistas em nossas vidas, tanto no aspecto profissional como esportista, devem ser adquiridas de forma progressiva, pois temos etapas a serem cumpridas e servirão de base para o próximo momento de treinamento. Se você pulou etapas, está correndo o risco de não alcançar seus objetivos, expondo seu corpo aos limites de sobrecarga e consequentemente às lesões.

Não confundam o sacrifício e a luta de alcançar suas metas, como vencer o cansaço, alimentar-se sem as guloseimas, privar-se de alguns eventos sociais, com o fato de ter que sentir dor para demonstrar empenho.
O tratamento da dor é complexo, e requer esforço multidisciplinar, baseado em múltiplos enfoques do conhecimento humano.A abordagem da dor crônica é absolutamente individualizada, cada dor é a "dor de uma pessoa", com a sua história, sua origem, seu contexto e seu momento.

A dor é subjetiva, mas não é abstrata. Ela é sentida por alguém que precisa ser compreendido e respeitado, e que na maioria das vezes, encontra-se com medo de sua realidade: não entende por que tem dor, teme a causa da dor, teme sua doença, seu tratamento, seu prognóstico, e a própria perspectiva de sentir (ou não) sua dor. Teme a perspectiva de experimentar uma nova (e pior) dor a cada momento, e que talvez não tenha controle.

Você pode "treinar" e sentir dor , pode competir e sentir dor , no entanto a dor do esforço , da superação , da entrega e dedicação ; e totalmente diferente da dor de treinar e/ou competir lesionado , de tentar realizar um esforço inadequado para aquele momento ou mesmo para sua capacidade de treino . Várias vezes me deparei com "alunos/atletas" esgtados , sem a mínima condição de sequer colocar os pés no chão após tentar ( e de maneira mal feita) cumprir uma planilha inadequada ou uma seçãode treino com carga elevada demais , no mundo da corrida já me deparei com coisas simples , como uma pessoa treinando até com um tênis inadequado para sua pisada (pois não teve sequer esta orientação do seu dito "professor/técnico") e sentindo "dor aguda" após os treinos e mesmo chegando a lesionar.

Entenda e aprenda adiferenciar "dor" por esforço de treinamento e "DOR" por outros fatores e desta forma curta sua atividade física de forma saudável por muito mais tempo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Conheça seu Biorritmo e melhore seu desempenho além de preservar a saúde.

Você já passou por uma situação parecida ? O despertador toca às 7h e você passa os próximos vinte minutos brigando com o botão de soneca. “Só mais cinco minutinhos” é o lema antes de levantar da cama, reclamando, olhos semi abertos. Ao contrário com certeza você também deve conhecer pessoas que levantam 6h, antes do despertador tocar, escovou os dentes, tomou banho, se trocou, preparou o café da manhã, ligou o som e já está a caminho do trabalho. Este tipo de pessoa marca todas as reuniões pela manhã, enquanto a do primeiro exemplo deixa tudo para depois do almoço ou fim do dia. Às 18h, ela ainda está envolvida no trabalho e pensa em sair com os amigos nosso segundo personagem conta os minutos para chegar em casa e se jogar no sofá.

A diferença no ritmo dos dois pode ser explicada pelo funcionamento do relógio biológico de cada um que é influenciado por fatores como meio-ambiente, claridade, estilo de vida, personalidade e genética. O sistema é sincronizado principalmente pelo claro/escuro ambiental gerado pelo movimento da terra em torno de sí mesma e em torno do sol, mas alguns pesquisadores também defendem a idéia de que a alimentação, a luz artificial e o contexto social também fornecem pistas temporais para o relógio.

A idade também tem um papel importante, ao longo do desenvolvimento humano estas tendências se modificam:

crianças tendem a ser matutinas,
adolescentes vespertinos,
adultos jovens menos vespertinos que adolescentes e
idosos matutinos extremos.

A combinação de todas essas variantes possibilita classificar a população em três diferentes cronotipos:

Matutinos > aqueles que, basicamente, preferem acordar e dormir cedo;
Vespertinos > preferem ir para cama e acordar tarde;
Indiferentes/intermediários > que não têm problemas para se adaptar a qualquer um dos períodos (dia/noite).

No entanto se você quer saber com exatidão qual o seu biorritmo , existe a forma científica , através de uma avaliação que é realizada por meio de um questionário criado em 1976 pelos pesquisadores suecos J. A. Horne e O. Otsberg. Dentro de cada classe podem existir indivíduos extremos ou moderados.

O questionário tem perguntas como:

1.“considerando apenas o seu bem-estar pessoal e com liberdade total para planejar seu dia, qual horário você se levantaria?”
2. “Até que ponto você precisa do despertador para acordar?”


Comprovando como o funcionamento do relógio biológico está relacionado a incidência de raios solares é possível notar uma pequena diferença entre as regiões Nordeste e Sul do País, Os nordestinos são mais matutinos e os gaúchos mais vespertinos. No Nordeste o sol brilha mais e não existe variação da duração do dia (12 horas para o dia e 12 para a noite). Já no Sul, longe do Equador, o sol brilha menos e a duração do dia varia: 9 horas no período do verão e 14 horas no inverno.

Matutinos os privilegiados na sociedade > Em termos médicos, os matutinos também são conhecidos como cotovias genéticas porque têm uma versão mais longa do gene PR3, diretamente relacionado aos cronotipos, assim como as aves e com certeza são mais saudáveis.

Vespertinos sofrem com insuficiência de sono > Também são conhecidos como corujas genéticas e têm uma versão truncada do gene PR3. Como não há como fugir do horário do trabalho, que começa logo cedo, os vespertinos sofrem para acordar e também para serem produtivos em horários em que o corpo deles ainda não está preparado. O resultado é falta de atenção e consumo de cafeína e doces de forma exagerada além de vários problemas de saúde que advém da sua prática diária .

Mulheres com esse cronotipo estão mais propensas a terem pesadelos,o que também prejudica a qualidade do descanso.
Em geral, elas costumam compensar o sono perdido aos finais de semana ou, quando podem, tiram cochilos durante o dia. . Já foi comprovado por pesquisadores norte-americanos que a “sesta” melhora as habilidades mentais e o desempenho no trabalho.

Intermediários: o ponto de equilíbrio > Existe uma prevalência de pessoas com esse tipo de relógio biológico na população mundial e na brasileira. São, em geral, o ponto ideal, conseguem regular seu horário biológico com as atividades cotidianas e com suas horas de sono. Só precisam ficar atentos em suas horas de sono, para não dormir de menos ou de mais.

Quer saber se você é matutino ou vespertino? Faça o teste abaixo:

Exercício do palitinho

Você vai precisar de:

uma caixa de palitos de fósforo
- um relógio ou um cronômetro

Exercício:

Abra a caixa de fósforos e, com a mão que tiver mais habilidade, vire-a, esparramando todos os fósforos em uma superfície. Cronometre o tempo que você levará para colocar todos os palitos de volta à caixa (eles devem estar com a cabeça para o mesmo lado) usando apenas o polegar e o indicador. Assim que colocar o último palito, pare de contar o tempo, anote seu resultado junto com o horário em que o exercício foi realizado. Repita a brincadeira a cada três ou quatro horas durante cinco dias. Com os resultados será possível perceber qual horário você tem um melhor rendimento.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Importância da Fase excêntrica ou negativa nos exercícios de musculação

A grande maioria dos praticantes de musculação negligência a importância desta fase nociclo de exercício , a fase negativa bem executada aumenta a força, as condições nutricionais do tecido, o metabolismo e a hipertrofia.

Fisiologia da contração muscular?

Pode-se dizer que é uma coisa importante e que todo mundo sabe que é importante mas ninguém sabe direito porque: porque diabos o seu professor fala tanto para você fazer a “negativa” devagar?
Primeiro porque fletir ou estender uma articulação não significa treinar o músculo, ou seja, dobrar o cotovelo pode ser bem diferente de treinar bíceps.Existe o que comumente chamamos de consistência da contração muscular.

A força concêntrica.
Treinar forçando a “negativa” significa obedecer parte dos preceitos do exposto acima. O ganho real que temos quando isso acontece é o ganho de força.
Pelo seguinte: ao provocar o encurtamento do músculo como esforço (fase concêntrica da contração muscular) utilizamos o músculo segundo unidades de ativação que chamamos de unidades motoras, que são compostas por 1 neurônio, 1 placa mioneural e algumas fibras musculares, cujo numero pode variar de músculo para músculo.

A diferença entre a contração ser concêntrica ou excêntrica é no numero de placas motoras utilizados para realizar o movimento.

Para uma carga X, utilizamos 5 UM’s por exemplo para realizar a contração concêntrica (a favor do sentido de encurtamento do músculo), enquanto que, se utilizarmos 3 UM’s provocaremos uma desaceleração do movimento contrario (contração excêntrica – no sentido oposto ao do encurtamento do músculo).

3 UM’s fazendo o trabalho de 5 UM’s, logo, temos um aumento relativo no trabalho de cada unidade motora que provoca o seu tecido muscular a se adaptar, melhorando sua força e se a as condições nutricionais do tecido e o metabolismo do atleta permitir, hipertrofia.

Desta forma a parte de "retorno" torna-se extremamente importante , pois nela os ganhos seriam incrementados para cada unidade muscular que participa do processo , levando desta forma a um melhor resultado em um tempo relativamente melhor.

sábado, 1 de maio de 2010

Cremes redutores de medidas e celulite funcionam?

As clinicas de estética não se cansam de repetir que a mistura de creme redutor e drenagem linfática é perfeita para diminuir a celulite e reduzir medidas , assim como as prateleiras das farmácias e perfumarias estão lotadas de cremes e loções que prometem diminuir as medidas e acabar com a celulite, mas será que vale a pena investir?

Não existem estudos científicos que comprovem a eficácia desses produtos ( os únicos que dizem que funcionam são financiados pelas próprias empresa que os fabricam , sendo desta forma no mínimo suspeitos ao apresentar seus resultados), além disso, os especialistas explicam que a maioria deles não são capazes de chegar até as células de gordura. Só é possível obter algum resultado real aliando aos exercícios físicos e reeducação alimentar..

Uma pesquisa realizada em 2009 pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) constatou que alguns produtos anticelulite “não fazem milagres, mas melhoram" o aspecto geral da pele. Entre eles, dois destaques foram apontados: 65% das voluntárias que usaram o Liposyne (R$81,90), da Vichy (o produto já saiu de linha, mas a empresa recomenda o uso do Lipo-Metric), tiveram redução média de apenas 6% da celulite em 60 dias , no entanto a alta concentração de ativos da fórmula podem a longo prazo ocasionar problemas de pele ou mesmo alergias. O Renew Clinical Tri-Laser Corretor (R$60,00), da Avon, foi o melhor no quesito “redução de medidas”. Ele eliminou dois centímetros no diâmetro das coxas das mulheres que participaram dos estudos.

Turbinando os resultados

Não adianta aplicar o creme redutore fazer massagens e drenagens e esperar que os resultados apareçam. A forma correta é utilizá-lo duas vezes ao dia massageando vigorosamente a área tratada , mas não esqueça que Só com atividade física e reeducação alimentar você vara algum resultado.

Na drenagem linfática, o ideal é fazer movimentos circulares de média pressão e que direcionem a gordura para a virilha, Os resultados somente aparecem quando os cremes redutores são associados à massagem , pois só assim aumenta um pouco a absorção do produto.

Além do uso tópico e massagens é aconselhável lançar mão de outros agentes para diminuir os furinhos indesejados e a gordura localizada. Tudo é multifatorial. Assim como diversos fatores provocam a gordura localizada e celulite, a forma de combater o problema deve ser diversa. Alimentação equilibrada e a ingestão de líquidos são fundamentais , e principalmente atividade física correta.