sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bebida correta para correr mais

O Conselho Norte-Americano de Medicina Esportiva recomenda “beber com moderação”. Segundo a Dra. Jennifer Rotha, da Mayo Clinic, o importante é beber o suficiente para produzir uma urina amarela clara. “O ideal é beber para repor o líquido perdido com o suor. Um corredor adulto, em média pode beber de 150 a 340 ml a cada 15-20 minutos. Nunca se deve beber maior quantidade de líquido com o objetivo de ganhar peso durante uma corrida, que pode resultar numa super hidratação”, alerta.

E tem mais, de acordo com a especialista, o consumo excessivo de líquido pode conduzir a uma diluição do sódio no corpo, chamada hiponatremia. “Os sintomas da hiponatremia são aumento de peso, náuseas, vômitos, dores de cabeça e tontura. A consequência mais graves da hiponatremia é o inchaço cerebral, que pode conduzir a um coma e à morte. Ao perceber estes sintomas, ou perceber que outro corredor pode estar apresentado estes sintomas, procure atendimento médico com urgência”, avisa.

Entretanto, não podemos ignorar a sede. O suor que não se repõe com líquidos pode terminar em desidratação, gerando cólicas, baixo rendimento, perda de força e resistência e aumento do risco de passar mal com o calor. “É recomendado beber líquidos de acordo com a sede”, diz a médica.

Energéticos

Já as bebidas energéticas são utilizadas habitualmente pelos atletas para ajudar em sua hidratação. Muitas bebidas esportivas têm carboidratos e algumas contêm eletrólitos. “Os estudos não indicam diferenças entre as bebidas esportivas e a água no caso de uma hiponatrenia, em eventos de longa distância como maratonas e triatlos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário