Cada vez mais pesquisas comprovam que as mulheres ao seguirem um programa regular e moderado de treinamento de força, vão ter muitas vantagens para o bem-estar e saúde. Algumas ainda têm um pouco de receio, pois pensam que ao levantar pesos, o corpo pode ficar masculinizado. Apesar disso, muitas mulheres, de todas as idades, estão deixando o preconceito de lado e freqüentando mais a sala de musculação. A seguir indico 10 motivos pelos quais as mulheres precisam fazer exercícios com pesos.
1 - É possível perder mais gordura ao invés de ganhar músculos:
Em Maryland USA realizamos estudos com milhares de mulheres e nenhuma nunca reclamou que estava ficando forte demais. Conclui-se que a média das mulheres que fizeram um treinamento de força de duas a três vezes por semana, durante dois meses, ganharam 800 gramas de massa muscular e perderam 1,6 quilo de gordura. Ao contrário dos homens, os músculos das mulheres se comportam de outra maneira por questões hormonais. ?Elas têm de 10 a 30 vezes menos hormônios responsáveis pelo aumento do tamanho dos músculos?, explica Kraemer.
2 - Novos músculos ajudam a combater a obesidade:
Ao ganhar mais massa muscular, o metabolismo de repouso aumenta. Então é possível perder mais calorias durante o dia. Para cada quilo de músculo ganho, pode-se queimar de 16 a 23 calorias a mais diariamente. Por exemplo, ao ganhar 1,3 quilo de músculo e queimar 40 calorias, serão queimadas 120 calorias por dia, ou aproximadamente 3.600 calorias por mês. Isso equivale a uma perda de 4,5 a 5,4 quilos por ano.
3 - Nascerá uma mulher mais forte:
As pesquisas indicam que um treino com pesos moderado aumenta a força em até 50%. Isso deixa algumas atividades diárias mais fáceis, como carregar as compras e até os filhos.
4 - Ossos mais fortes:
Conforme a mulher vai envelhecendo, ela vai perdendo densidade mineral óssea. ?Isso pode ser revertido com exercícios com pesos?, a densidade óssea pode ser aumentada em 13% em seis meses. É mais uma arma poderosa contra a osteoporose.
5 - O risco de se desenvolver diabetes cai:
O treino com pesos aumenta a taxa de utilização de glicose pelo corpo em 23% depois de quatro meses.
6 - As chances das doenças do coração aparecerem ficam reduzidas:
O treino com pesos melhora os níveis de colesterol e a pressão sangüínea. Porém, deve se incluir exercícios cardiovasculares e alongamento no treinamento.
7 - As dores nas costas e artrite são aniquiladas:
Uma pesquisa publicada recentemente que levou 12 anos para ficar pronta, constatou que ao fazer exercícios que agem nos músculos inferiores das costas, pode se eliminar ou aliviar as dores nessa região. Outros estudos indicam que o treino com pesos pode acabar com as dores causadas pela artrite.
8 - Melhor performance atlética:
o treino de força aumenta as habilidades esportivas. Os exercícios com pesos também diminuem os riscos de lesões.
9 - Um exercício para todas as idades:
Já treinei com sucesso mulheres de 70 a 80 anos. E através de pesquisas aprofundadas é possível concluir que os benefícios do treinamento de força são possíveis para idosos, adultos e jovens. Vale lembrar que um profissional capacitado tem sempre que supervisionar de perto quem já tem mais idade.
10 - Saúde mental mais forte:
Um estudo realizado por pesquisadores em Harvard descobriu que 10 semanas de treinamento com pesos reduz os sintomas de depressão. As participantes relataram que se sentiam mais confiantes ao final da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário