domingo, 18 de outubro de 2009

COMA BEM E CORRA MELHOR

Nesta semana onde grande parte da população das academias se prepara para a tradicional Corrida do Círio aqui em Belém vou tratar de um assunto que gera grandes dúvidas nos praticantes do esporte :
O QUE COMER ANTES E DEPOIS DE CORRER. Você já deve ter percebido que se ingerir uma alimentação inadequada pode sentir falta de disposição para treinar ou desconforto estomacal. Por outro lado, se não comer nada sentirá falta de energia para os treinos ou provas mais longas.

Primeiramente pode até parecer redundante mas o importante é alimentar-se .Ao iniciarmos atividades físicas, nosso organismo utiliza o alimento que ingerimos, para produzir energia para todo o corpo, quando você não se alimenta,ele sente falta e dá o jeito dele, ou seja, ele começa a utilizar gorduras de seu corpo,gorduras que fará falta pra você .Esse fator pode causar (hipoglicemia) que é a falta de açúcar no sangue, tonteira, e até desmaio , portanto não se arrisque. Alimente-se bem, coma pão,tome leite se for bem cedo , após isso espere um pouco, faça um alongamento leve,aqueça e aí sim faça sua corrida. Você pode abusar de frutas:bananas, maças,pêras,os sucos também são importantes! Após a corrida, você deve continuar se cuidando, ou seja, alongue novamente, e hidrate-se para compensar suas perdas.

Elementos da Alimentação e Suas funções relacionadas à Corredores

1.A banana evita câimbras, é verdade. no entanto ela tem quase 80% de água. ou seja, se não conseguires comer três ou quatro, substitua por sementes e frutas oleaginosas. tem pouco volume e alta energia, além de sais minerais e proteínas.

2.Um suplemento bom é o maltodextrina (com bastante carboidratos bons) , no entanto como já disse acima voce pode comer frutas.. leite, tomar o malto, comer pão, o consumo de carboidratos é o que mais favorece o uso de gorduras como fonte de energia na atividade física.

3.Uma boa dica é acordar um pouco mais cedo e alimentar-se com um café da manhã leve antes do treino ou competição . Monte sua refeição de forma que obtenha 50 a 80 gramas de carboidratos de fácil digestão aproximadamente uma hora antes de começar a correr. Isso pode ser obtido com 250 ml de bebida esportiva (ex.: Gatorade), frutas como banana, maça ou cereais.

O fato é que se você for correr por uma hora ou mais é importantíssimo tomar o café da manhã para abastecer os reservatórios de energia do seu corpo. Praticar corrida por mais uma hora faz com que o seu corpo vá buscar energia nas reservas de glicogênio que seus músculos e fígado armazenam. Justamente pela manhã as suas reservas estão baixas, devido ao longo período sem alimentação durante o sono. Assim se você não se alimentar antes do treino matinal poderá ficar sem energias durante a corrida. Sabe-se, também, que comer carboidratos pode ajudar a aumentar a velocidade da sua corrida e melhorar o sprint no final do seu treino ou prova.

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica Professor Kleber.

    B&B

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  2. Gostaria de parabenizá-lo pela dica, referente à reportagem Leis do Asfalto, publicada na revista RUNNERs World de outubro/09. Muito boa mesmo.

    Lilia

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