quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TÊNIS DE CORRIDA – ESCOLHA O SEU DE FORMA CORRETA

Em primeiro lugar é preciso entender que os tênis de corrida em geral são agrupados em cinco categorias: estabilidade(stability), controle de movimento (motion control), amortecimento (cushion), perfomenace (performance ou lightweight) e trilha (trail).Os tênis da Adidas, por exemplo, vem com a categoria escrita na palmilha (cushion, performance, etc). Há ainda os tênis de competição (racing) que só devem ser usados quando estiver competindo.

Abaixo a descrição das categorias:

Controle de movimento (motion-control) :
São os mais rígidos e orientados para controlar a pronação excessiva . Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte. Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuado ou se utiliza palmilhas especiais que necessitam de um soldado firme e espaço na calcanhar para um bom encaixe. Corredores com pé chato geralmente se dão melhor com este tipo de tênis.
Motion-control (controle de movimento): durável e mais rígido, ajuda a controlar a pronação, que é a pisada feita primeiro com a parte de fora do pé. É indicado para quem tem pé chato.

Tênis de amortecimento (Cushioned) :
são feitos para pés que não têm excesso de movimento. Eles não viram muito para dentro ou para fora, e desta forma não amortecem muito impacto, ao invés disso transferem o choque através das articulações até a espinha dorsal. Tênis da categoria amortecimento são desenvolvidos para reduzir esse choque.Oferece maior amortecimento e menor suporte. É indicado para que não tenha grau excessivo de pronação.

Stability (estabilidade):
faz boa combinação entre amortecimento, suporte e durabilidade. É indicado para o corredor de peso médio sem problema de pronação.

Tênis de peso leve (Lightweight) :
Podem ter características ou dos de amortecimento ou de estabilidade (os de controle de movimento são pesados e não podem ser leves). Eles são classificados como tendo menos de 315 gramas para pé masculino número 42

Performance:
é leve e utilizado para treinos ou provas em ritmo rápido. Uma dica é ter um tênis desse como segunda opção para os dias de treinos de velocidade acima do habitual.

Tênis de trilha (trail):
Têm solado externo e características que o fazem ideais para correr em terrenos com rocha, lama, poeira, irregularidades... ou seja, trilhas.
Trail (trilha): específico para correr em terrenos acidentados ou enlameados, uma vez que oferece tração, estabilidade e durabilidade.

Para aqueles que conseguem gerenciar bem o próprio cotidiano, comprar um tênis quando o atual está em seus últimos dias é uma boa saída. Antes de estrear o novo tênis em treinos, usá-lo socialmente algumas vezes evita desconfortos durante a corrida. Dá certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário