quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Obesidade e exercícios físicos

É muito comum vermos pessoas sedentárias sendo acometidas por problemas de saúde, após os 40 anos estes problemas ficam evidenciados. Alimentação não condizente, fumo, álcool, estresse, hipertensão, osteoporose, são aliados da obesidade.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva, indica a importância dos exercícios aeróbios para uma melhor qualidade de vida.

Vinte e um dias de trote ou caminhada diária em paralelo a uma dieta de baixa concentração de gorduras e rica na ingestão de fibras promove redução da pressão arterial, eliminação do tecido adiposo.
Correr duas a três vezes por semana, durante 6 meses, independente de idade, aumenta a capacidade vital, melhorando os batimentos cardíacos e fazendo com que o individuo melhore sua auto-estima

Correr longo e lento ou caminhar é a fórmula.

Em primeiro lugar procurar um médico e fazer um check-up, depois um profissional de Educação Física, não comece nada sozinho, não siga essas planilhas malucas de revistas, aquilo lá é uma receita de bolo, serve pra todo mundo e não serve pra ninguém, o treinamento tem que ser individualizado.

Os materiais essenciais para um obeso começar a atividade física; roupas leves (não esquente a cabeça com as banhas aparecendo, você entrou nessa para acabar com elas), tênis com solado bem confortável, alto e que dê equilíbrio, a vestimenta tem que ser bem arejadas, nada de se exercitar todo vestido (agasalho) tem que estar bem à vontade para que o corpo transpire e seque naturalmente, a maior superfície corporal tem que estar exposta e não o contrário. O obeso tem vergonha de mostrar o corpo, mas, quando ele está se exercitando é um motivo de expô-lo para mostrar as pessoas que ele quer dar a volta por cima dane-se o que os outros pensem.

Os primeiros exercícios deverão ser apenas de caminhadas, aumentando progressivamente o tempo dessa caminhada, até que ela chegue à uma hora diária. Depois comece a aumentar a intensidade até sentir que já pode dar umas corridinhas intercaladas com caminhadas. Alongamentos básicos, nada de exageros, pois, ninguém quer virar contorcionista. Tudo isso, é claro, acompanhado de um profissional da área.

Ah, um último recado; seja paciente, essa é a maior virtude para quem quer perder peso e ficar em forma. Você não irá perder peso e ficar em forma em um, dois, três meses, pode colocar mais de um ano, além é claro, de uma dieta compatível com os objetivos a serem alcançados.

Boa sorte e força de vontade, você vai precisar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário