segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brasil ganha 11 milhões de pessoas com excesso de peso em 5 anos

Nova pesquisa mostra que quase metade da população brasileira está com excesso de peso
O Brasil engordou nos últimos e os novos dados apresentados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, dia 18 de abril, mostram que hoje quase metade da população está com o excesso de peso.

A pesquisa que monitora os fatores de risco em todas as capitais e no Distrito Federal, chamada de Vigitel, mostra que 48% das pessoas estão com sobrepeso, situação que ocorre quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior do que 25 – para calcular o seu IMC é só dividir o peso pela altura ao quadrado.

Em 2006, primeiro ano em que o estudo federal foi realizado, a taxa de pessoas que viviam com os quilos extras era de 42%. O aumento indica que, nestes cinco anos, o País ganhou 11 milhões de pessoas que convivem com os ponteiros da balança acima do limite considerado normal, uma situação que põe em risco a saúde.

A obesidade também ganhou mais espaço entre os brasileiros. Em 2006, de acordo com o Vigitel, 11% das pessoas entrevistadas tinham IMC maior do que 30. No ano passado, a taxa passou para 15%.

Se continuarmos neste ritmo de crescimento, em 13 anos, teremos níveis de sobrepeso e obesidade no Brasil semelhantes aos dos Estados Unidos”, afirmou Jarbas Barbosa, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Além das informações sobre o excesso de peso, o Ministério da Saúde também divulgou dados sobre fumo, alimentação, sedentarismo e consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Para chegar aos resultados foram entrevistados 54 mil pessoas, por telefone, todas maiores de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário