sábado, 23 de abril de 2011

Prática e Benefícios da Corrida na Melhor Idade

A população mundial está "envelhecendo" , isto pode ser notado em todos os ramos de nossa sociedade , na corrida de rua não é diferente , nos últimos tempos percebemos um aumento dos participantes da melhor idade (terceira idade) em provas de 5Km, 10Km e maratonas, além de outras atividades esportivas, desta feita é importante fazermos algumas considerações sobre a fisiologia dessas pessoas, que certamente estão cada vez mais saudáveis por estarem praticando esportes , sem no entanto poderem negligenciar certos "cuidados" essenciais para a prática da modalidade.

Com toda certeza a atividade física regular associada ao envelhecimento surge como um importante meio de prevenção de lesões, e promoção de saúde para esta população ; nossos hábitos de vida e rotinas diárias a medida que os anos passam, tendem a serem alterados por atividades e formas de ocupação pouco ativas.

Quanto mais ativa é uma pessoa, menos limitações físicas ela tem , neste aspecto é que surge um dos principais benefícios que a prática de exercícios físicos promove - a proteção da capacidade para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária - sendo assim, a pessoa praticante de atividades física tem melhorada significativamente sua "qualidade de vida" , uma vez que , seu dia a dia torna-se mais autônomo e facilitado.

Posso citar ainda outros benefícios dentre os quais :

• Aumento na capacidade física, elasticidade e equilíbrio, coordenação motora e conscientização corporal diminuindo o risco de quedas.
• Auxilio na prevenção e no tratamento da osteoporose.
• Diminuição de dores articulares
• Melhora na imunidade, que pode diminuir a incidência de infecções.
• Efeitos benéficos sobre a pressão arterial sistêmica.
• Prevenir o desenvolvimento de diabetes.
• Redução dos níveis de triglicérides.
• Redução do percentual de gordura corporal.
• Redução das alterações cardiovasculares e pulmonares.
• Redução dos riscos de trombose.
• Redução do risco de doença coronariana e morte.
• Atividade física facilita a interrupção do tabagismo
• Prevenir o ganho de peso.
• Prevenção ou retardo do declínio cognitivo.
• Maior independência para realização de atividades diárias;
• Melhora da auto-estima e da autoconfiança;
• Reduz problemas psicológicos, como ansiedade e depressão
• Significativa melhora da qualidade de vida.

Neste ponto vale uma pergunta : Será que a corrida de Rua é adequada ao idoso?

Décadas atrás idoso praticando atividade física era impensado , algum tempo depois os médicos - onde muitos se acham autoridades em prescrever atividades físicas - só permitiam que idosos caminhassem ou no máximo fizessem aulas de hidro , sob a alegação que o exercício físico mais recomendado para pessoas acima de 60 anos era o aeróbio, pelos seus efeitos no sistema cardiovascular e benefícios psicológicos.
Sabemos na atualidade que exercícios aeróbios juntamente com alongamentos, ainda se mantém entre os mais indicados e procurados nesta faixa etária ; no entanto é necessário destacar a importância dos exercícios de força para a manutenção da força muscular, do equilíbrio, agilidade e capacidade funcional para os idosos.

Atividade física é para todos , entretanto alguns riscos devem ser considerados, desta forma faz-se necessária uma avaliação clínica, levando em consideração as alterações próprias da idade, fundamental para que os benefícios sejam maximizados e os possíveis riscos minimizados.

Um exame médico geral deve ser feito antes de iniciar qualquer programa de atividade física , também recomendo uma avaliação cinética-funcional completa dando-se maior destaque para a força muscular, equilíbrio, postura, condições articulares, avaliação da capacidade aeróbica, além de aspectos nutricionais e nível de hidratação.

Usar o material esportivo adequado a atividade escolhida também é muito importante, calçados e roupas inadequados podem prejudicar a performance e a saúde , neste aspecto não esqueça de se hidratar e usar protetor solar.

É importante que você que tem mais de 60 anos se conscientize de que a atividade física é muito importante para seu cotidiano, pois colabora com sua saúde, agindo sobre o envelhecimento, e evitando muitas vezes a sua limitação funcional.

Os treinamentos aeróbios da corrida de rua , aliados aos alongamentos e fortalecimentos osséos , musculares e articulares que são necessários para sua pratica , representam pois uma excelente atividade para pessoas nesta fase da vida ; importante se faz salientar que a orientação e progressão correta da atividade deve estar sob supervisão de um profissional de educação física capacitado e especializado neste tipo de treinamentos.

Vamos lá mexa-se e aproveite esta que pode ser a melhor fase de sua vida e lembre-se daquela "máxima" do esporte Nunca é Tarde Para Começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário