terça-feira, 19 de abril de 2011

A “pílula anti-barriga” (Rimonabanto),realmente funciona?

Curiosamente esta pergunta me foi feita por um grupo de sedentários que estão começando hoje uma nova vida de atividade física regular.

Tempos atrás esta droga ganhou destaque por suas propriedades “milagrosas” no combate à obesidade , no entanto os resultados de estudos e pesquisas regulares demonstraram diferenças cruciais entre "promessas" e realidade .

Esta droga foi inicialmente patenteada pela gigante farmacêutica Sanofi-aventis em meados de 2006 , desde um primeiro momento despontou como sendo um dos mais promissores agentes na luta contra a obesidade.

A droga, comercializada com os nomes comerciais de Acomplia ®, Zimult® e Redufast®, foi liberada aqui e em mais de 50 países em 2007, porém a ANVISA, a exemplo da FDA, suspendeu sua venda em 2008 , tendo como principal alegação as possíveis ocorrências de depressão e tendências suicidas como efeitos colaterais de sua utilização.

Analisando seus efeitos , há relatos pessoais de perda de 10 kg de usuários deste medicamento , muito embora devamos ter especial atenção que estes resultados foram obtidos por usuários que ao iniciarem seu uso , foram orientados por especialistas da área médica e encorajados que o uso deveria ser acompanhado por dietas restritivas e pratica de exercícios físicos , sendo assim surge a dúvida , os resultados foram do medicamento ou da combinação dieta + atividade física?

Na busca por efeitos rápidos no emagrecimento, muitas pessoas viram no rimonabanto uma esperança real, sendo assim a sua proibição vista com maus olhos por um grande numero de pessoas ao redor do mundo .

Mecanismo de Ação do rimonabanto

Ao estudarem o funcionamento do Sistema Endo-Canabinóide pesquisadores que tinham especial interesse em realizarem estudos com a substância tetrahidrocanabinol (THC) – a popular canabbis sattiva ou simplesmente maconha - , de forma a saber os efeitos desta erva,ela influencia significativamente os centros moduladores de apetite.

O rimonabanto age afinando-se com o receptor CB¹, impedindo desta forma, que a anadamida exerça sua função , sendo que uma das ações mais importantes está na ativação do hormônio adiponectina, secretado nos adipócitos e que regula a formação de gordura em nosso organismo ; os níveis baixos de adiponectina são fortes indicadores de síndrome metabólica e consequentemente da utilização energética da gordura corporal, melhorando também o metabolismo da glicose e perfil lipídico.

Proibição do Rimonabanto

Diversos estudos "comprovaram" a sua eficácia na queima de gordura , mesmo assim o rimonabanto foi proibido devido à relação com depressão e inclinação ao suicídio.

Sua comercialização foi suspensa em 2008 e continua até hoje , no entanto, ainda é possível, com certa facilidade, encontrar na web anúncios de venda do rimonabanto , muito embora esta venda clandestina em versões genéricas, muitas delas totalmente inócuas .

Diversos centros de estudo e pesquisa trabalham no sentido de encontrar um substituto seguro para o rimonabanto , entretanto não existem estudos conclusivos em relação a qualquer outra substância .


Como sempre os idealizadores de drogas e substâncias que prometem uma solução definitiva para o combate à obesidade, são frustradas no momento que passam a ser exigidos mais testes e resultados comprovados de eficácia. Muitas pesquisas ainda serão necessárias para atestar a viabilidade de qualquer que seja o medicamento como um aliado seguro na queima de gordura corporal. Por ora, o melhor é contar com a velha e boa combinação exercício físico e dieta!- fique atento a ordem , pois é de vital importância para seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário