sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lesões na corrida na sua grande maioria devem-se a carga errada de treinamentos.

Anteriormente já tratei deste assunto em outros post's do blog , no entanto continuo vendo no dia a dia pessoas que precisam passar um tempo afastados de corridas e treinamentos por conta de lesões ; vou afirmar novamente que quando a corrida é realizada de forma imprópria geralmente acaba provocando inflamações e lesões - Lesões de tendões, ligamentos, ossos e músculos- estas lesões geralmente são provocadas pelo efeito progressivo,persistente e intenso de carga de exercício mal dosada e não programada.

Para esclarecer vou explicar de forma simples o que vem a ser uma carga progressiva, uma carga persistente ou uma carga intensa.

Por carga, simplesmente, entendemos que é a quantidade de força necessária que teremos que dispor através dos músculos, ossos, tendões e ligamentos, com a finalidade de corresponder com a contra força que se produziu no momento da prática esportiva, no entanto o que muitos deixam de levar em conta são as atividades extra-esportes que acumulamos durante um dia de trabalho ou no nosso relacionamento familiar , que também devemos entender por carga ; deixando de considerar esta soma das duas condições - extra-esportes e esportiva - assumimos um dos mais temíveis riscos acabarmos com uma lesão .

O trabalho estressante e desmedido, uma das formas mais ligadas ao risco de se lesar, e ao final de uma dura jornada de trabalho é possível verificar os efeitos nocivos que se produziu.

É necessário ter alguem (técnico , treinador) que com sua experiência possa vistoriar sua jornada de trabalho e esportiva conjuntamente , sendo assim , as possíveis correções e medidas capazes de conduzir ao bom treinamento serão feitas , chegando assim ao resultado esperado.

Vou falar um pouco e analisar algumas variáveis de cargas para treinamento de corrida:

Carga Progressiva

Ao aumentar a velocidade e ou a quantidade de quilômetros, o corredor estimula seu organismo a atuar mais intenso ou resistente, na medida em que aumenta a velocidade ou distância de deslocamento.

Realizar uma carga progressiva é princípio norteador de qualquer treinamento , a Progressão pode ser a velocidade, distância percorrida em dias, semanas e meses. O exemplo da carga progressiva de quilometragem, o corredor pode em alguns meses atingir a quantidade de 50, 60, 70, 80 ou mais quilômetros semanais e se sobressair, desde que tenha sido planejado em acordo com a sua condição física, emocional e profissional.

Ao respeitar o período para realizar a carga progressiva, o corpo seguirá se adaptando à carga sugerida, sem prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Carga Persistente

A carga persistente é favorável ao corredor, desde que a programação da mesma esteja em equilíbrio com as demais sessões de treinos.São representadas por treinos mais velozes (tiros e ritmos), e ou treinos mais longos do que os de costume (exemplo clássico fica para os treinos mais longos e conhecidos como longão).

Ao permanecer correndo em velocidade elevada por determinado tempo quando se dificulta a respiração (tiros e ritmos), e ou manter-se por longo tempo a frequência de passadas, como nos treinos longos, os treinos são considerados persistentes.

Carga Intensa

Na corrida costuma ser caracterizada por treinos que produzam altas frequências cardíacas e ou largadas rápidas e ainda tiros em rampas e morros , atletas e indivíduos bem treinados que possuam mais do que dois anos de treinos regulares , são o público preferencial destes treinamentos.

Neste tipo de treinamento as distâncias devem ser menores ou escolhidas de forma correta e apropriada pelo profissional de corridas , contando igualmente com intervalos condizentes à recuperação do corredor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário