Alguns anos atrás escrevi uma série de artigos intitulados AS ERAS DO FITNESS. Foi uma tentativa de organizar os fatos, idéias e acontecimentos que pontuaram o desenvolvimento das academias no Brasil até o momento presente.
Desde então novidades já apareceram e eu já vinha considerando continuar a sequência. Porém recentemente tenho visto tanto coisa fora de propósito no mercado de fitness, que infelizmente me levam a manifestar-me de forma mais incisiva em uma espécie de desabafo.
O que está acontecendo hoje, amplificado pelo sucesso das redes sociais, como Twitter, Facebook, é uma verdadeira invasão dos medíocres no fitness. Principalmente na área que é mais afeita e que é base de nossa empresa, a gestão de academias.
Explico: o que tem de gente especialista em gestão de academias agora pululando nas redes sociais é impressionante. Gente que mal chegou a dar aula em academia, no máximo foi coordenador de área, não tem conhecimento em administração, marketing ou coisa que o valha e de repente vira consultor, analista de mercado, etc.
Tem a turma dos que falam do futuro do fitness, do que as academias devem ser, o que devem fazer, com a autoridade de quem leu meia dúzia de livros e alguns artigos dos gurus de Harvard. Nada contra os livros (sou leitor ávido), nem os artigos e muito menos os gurus, mas que tal um pouquinho de “barriga no balcão” para avaliar as coisas de dentro?
Tem outros que são “consultores”. Além do blábláblá incessante nas redes sociais, vendem a solução para todos os problemas das academias, de uma forma simples e única: baixar os preços. As vendas aumentam, e depois de alguns meses, o proprietário da academia percebe que seu ticket médio foi lá para baixo, sua rentabilidade sumiu e algumas chegam a fechar as portas. Lembro-me de uma empresa de equipamentos de musculação que surgiu no início dos anos 2000 e que fazia algo parecido: para vender e “ganhar mercado” baixava os preços até o cliente dizer sim. Vou aproveitar e dar a vocês, leitores, o contato da empresa, para aproveitarem as ofertas. Anota aí: ah, desculpem, não tenho mais. Eles faliram.
A outra categoria da nova ERA é a dos crentes. Representada por algumas pessoas que acreditam que toda idéia aparentemente boa e nova TEM de dar certo. Lançam novos produtos, programas, treinamentos, quase semanalmente, esquecendo-se de que “de boas intenções (e idéias) o inferno está cheio”. Esquecem-se na verdade, de avaliar o que o consumidor deseja, se ele está precisando ou pelo menos querendo algo como aquela novidade, se está disposto a pagar o que será cobrado. Olham o mercado pelo espelho e não pelas janelas, como dizia o grande Peter Drucker.
Desculpem os que acompanham este blog, de eu trazer assunto tão mesquinho. Mas às vezes (e agora é uma delas) essas coisas me enchem o saco. Não sou guru de nada, não sei mais do que ninguém, mas quero crer que tenho alguma sensibilidade e que procuro fazer as coisas com seriedade. A mediocridade me irrita, não por ser medíocre, mas por essa necessidade de aparecer. Quando não tínhamos as redes sociais na internet, ela ficava relegada aos pares, mas agora penetra em nosso mundo diária e incessantemente, e aí enche.
Sei que como sempre, esses passarão, outros virão, e a roda continua. E espero que na próxima volta da roda eu não sinta necessidade de escrever mais nada.
(Extraido da Fitness Management)
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