terça-feira, 26 de abril de 2011

Intensidade do Exercício Influencia na Perda Calórica.

Uma das maiores dúvidas dos praticantes de atividades física é: Existe mesmo um efeito de queima de calorias adicionais após a malhação?

Saber se o metabolismo acelera ou não durante horas após o exercício físico , já fora muito pesquisado no passado , alguns pesquisadores não encontraram efeitos após o exercício, outros relataram efeitos tão pequenos que mal eram perceptíveis.

Uma investigação recente relatada pela publicação “Medicine & Science in Sports & Exercise” , fez um estudo superior aos anteriores em função de um projeto cuidadoso.

Foram testados homens com idades entre 22 e 33 anos, que aceitaram passar dois períodos de 24 horas numa câmera metabólica, uma saleta que mede o gasto calórico de quem está dentro dela. Nem todos os homens eram atletas, mas precisavam ser capazes de pedalar uma bicicleta com vigor.

Na primeira visita à câmera, eles tinham de permanecer completamente parados, sentados numa Às 11h, eles pedalavam numa bicicleta ergométrica durante 45 minutos em alta intensidade. O exercício em si queimou em média 420 calorias, o mais interessante eram as calorias gastas depois. Nas 14 horas seguintes, os homens gastaram 190 calorias adicionais, aumentando o gasto calórico em 37%.

Um dos motivos prováveis desse efeito tão pronunciado se deve ao fato de o exercício ser muito intenso. Os homens passaram por um ciclo de 70 por cento da VO2 max, a quantidade máxima de oxigênio que a pessoa pode inalar durante o exercício – um esforço que os faz respirar forte demais para conversar , sendo que eles precisavam manter essa taxa por 45 minutos.

Quando os exercícios são feitos da forma correta (e muitos não o são), calorias extras são queimadas horas após o esforço , caso se exercitem com intensidade maior ainda, queimam ainda mais calorias.

O mecanismo que leva a queima de calorias extras depois de um período de exercício intenso ainda não é bem definido ,parte do efeito pode se dever ao metabolismo energético após o exercício – o corpo começa a usar mais gordura e menos carboidratos na sequência de uma sessão forte de exercícios.

Vários hormônios liberados durante o exercício permanecem elevados no sangue, acelerando o metabolismo. E as calorias adicionais podem ser consumidas quando o corpo reabastece o estoque de glicogênio, o açúcar armazenado nos músculos. Contudo, de modo geral, o efeito continua um mistério.

Seja qual for a causa, garantem os pesquisadores, as calorias adicionais queimadas após o exercício podem ajudar as pessoas a perder peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário