segunda-feira, 4 de abril de 2011

Infância X Exercícios de força

Você com certeza já deve ter ouvido aquela "lógica popular " que diz : "crianças que exigem demais dos músculos ficam baixinhas, como as ginastas olímpicas" , no entanto afirmo que não é bem assim.

Uma matéria científica recém-publicada pela revista americana Pediatrics , uma das mais conceituadas quanto a estudo infantis , mostrou que exercícios de força para crianças e adolescentes são benéficos e seguros , desde que sejam respeitadas as capacidades e limitações da idade.

Alguns estudos anteriores ( e devidamente ultrapassados ) sugeriram que antes da maturação
sexual não havia sentido em fazer exercícios de força, uma vez que a criança não teria produção suficiente de hormônios para impulsionar o crescimento dos músculos; muito embora isso seja parcialmente verdade , o fato mais importante a se salientar é que por mais que se
exercitem, crianças menores não ficam musculosas.

Sendo assim , qual o sentido de aplicarmos exercícios de força para crianças ?

Diversos estudos mais atualizados e , bem melhor embasados , atestam , que exercícios com pesos leves promovem ganho de força bem antes da puberdade , e mais importante , não são prejudiciais.

Os riscos associados ao treino de força não são maiores que em outros esportes,, no entanto é de suma importância que haja supervisão qualificada, ambiente adequado e instruções de acordo com a idade.

Qual - ou quais - a(s) vantagens , ou mesmo , faz bem para a criança ficar mais forte?

1. Faz muito bem para a postura .

Trabalhar com cargas adequadas a estabelecer um estímulo correto , trabalha força, potência, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

Esse tipo de exercício é indicado tanto para meninos ,como para meninas. Os movimentos devem ser simétricos e não provocar torções no tronco, está é uma das grandes vantagens , pois outros esportes provocam as referidas torçoes .

A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) recomenda que as crianças façam atividades físicas diariamente. Exercícios ajudam a prevenir obesidade e doenças cardiovasculares na vida adulta. Mesmo quando doentes, as crianças não devem ficar paradas.

São raras as contra-indicações absolutas ao exercício?, diz um documento da SBME. Na adolescência, as atividades intensas que envolvam impacto são importantes para aumentar a massa óssea e reduzir o risco de osteoporose mais tarde.

Ficar só na natação e/ou balé , portanto, não é uma decisão acertada, pois na água não há impacto e os trabalhos em grandes amplitudes articulares tampouco são benéficos a este ser em formação.

É importante atentar ao fato que o ideal é se exercitar sem exageros; de forma alguma deve-se querer cometer o equívoco de transformar a criança em atleta antes dos 10 anos , haja vista que uma rotina exaustiva de treinos dificilmente faz a criança feliz.

Deve-se atentar que antes da puberdade o corpo ainda não manifesta seu potencial real , pois as características genéticas que favorecem determinadas habilidades só se manifestam depois da
maturação sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário