quinta-feira, 7 de abril de 2011

Respiração Correta

Respirar adequadamente é importante para a saúde e desempenho dos corredores , além de permitir continuar na atividade física é um aspecto fundamental para saúde.

Você já deve ter visto pelas ruas , praças e parques , pessoas caminhando ou correndo "esbaforidas" mas, será que situações como estas fazem bem? É sabido que nos primeiros 1000 metros o corpo ainda está se adaptando à prática do dia, tenta administrar um débito cardiorrespiratório capaz de constranger qualquer cidadão, caminhante ou corredor. É também nos primeiros instantes da corrida, que podemos ter problemas, quando esta prática se dá nas primeiras horas da manhã.

Em corridas longas , quando o corredor “perde a mão”, entra num ritmo desmedido, faz com que sua respiração fique desregulada, consequentemente suas forças diminuem e ele passa a pensar em todos os momentos ruins de sua vida .

Vamos falar um pouco mais sobre respiração e seus diversos tipos

Respiração é o ato de uma função coordenada de nariz, boca e poros, que procuram corresponder com o conjunto de atividades do aparelho cardiorrespiratório, composto por pulmões e coração que, por sua vez, procuram corresponder com o intrincado sistema magnífico de artérias, veias e capilares, conduzindo sangue enriquecido para um conjunto de bilhares de células, no momento do esforço inicial ou intenso da prática de exercício, via atividades de contração muscular, sempre coordenadas pelo cérebro, para andar ou correr, que requer o reequilíbrio de seu metabolismo.

O desequilíbrio provoca uma função especifica na natureza humana, de movimentação e melhora dos aparelhos motores e metabólicos. É a partir dos movimentos mais dinâmicos que conseguimos melhorar as nossas funções físicas e adicionar o bem estar em nossa rotina diária. Para entrar em débito cardiorrespiratório, basta que executemos um exercício que está acima de nossa condição aeróbica (ponto de descompensação, ou limiar 2).

O respirar sofrido de muita gente em academias, parques, praias e ruas decorre principalmente da intensidade errada de exercícios , treinar e respirar intensamente pode ser favorável para recuperarmos uma melhor oxigenação celular e aumentar a condição cardiorrespiratória para correr, por exemplo, contínua e intensamente. Mas esta é uma função específica e deve ser trabalhada sob a orientação de um profissional competente.

O trabalho de caminhada e corrida intensas deve ter um objetivo especifico. O exemplo da praticidade desta função; melhorar a função cardíaca e metabólica. Estes tipos de atividades proporcionam aumento do nível de condicionamento físico e quanto mais intenso for, melhor e mais específica será sua utilidade para o praticante. Ou seja, não se deve praticar intensidade por simples prazer de se ver super ofegante, mas sim, com a finalidade objetiva dos seus resultados de exames médicos (ergo espirometria ou ergonometria), que determinarão o que é médio e o que é forte em sua pratica esportiva.

Então, para entender o que vem a ser uma respiração desmedida, é só imaginar que ao se embrenhar em treinamento intenso, você poderá sentir, além da sua respiração muito intensa, uma sensação de ânsia de vômito, sua musculatura ficar tensa e dolorida por alguns dias (quem nunca experimentou a velha e conhecida contratura dos gastrocnêmicos, vulgo “batata das pernas”?), quando você terá dificuldade em correr mesmo que levemente , suas noites de sono serão penosas e em alguns casos mais demorados de práticas intensas, e pela falta de adaptação fisiológica, seu humor poderá mudar (é o sinal de over training).

Quando andamos ou corremos para preencher nossas planilhas de treinos e construir a base de treinos, a respiração para estas situações será de equilíbrio, natural e branda.Sentir o corpo numa prática equilibrada entre a absorção de oxigênio e a necessidade celular para manter-se em movimento, permite aumentar a irrigação geral em nosso corpo, requer das reservas de gordura a energia providencial que tanto almejamos (limiar 1 ou ponto de compensação). Este gesto diminui as medidas corporais e alimentam nossos sonhos de correr um dia, uma maratona.

A respiração é natural e deve ser facilitada para que seja realizada pelo nariz, quando o ritmo for adequado a tal prática respiratória; pela boca, quando for necessário e diante de esforços maiores, onde o desequilíbrio fizer parte do nosso exercício; pelos poros é por onde se dá boa parte das trocas de vapor e ar inalado. É, portanto, necessário, que se tenham os poros sempre desimpedidos, o que facilita a respiração. Alguns tecidos tecnológicos podem melhorar a função da pele neste quesito.

Tipos de Caminhada e Corrida e padrões respiratórios :

Correr por diversão
Caminhar ou correr sem finalidade de treinamento específico , com os amigos ou sozinho , não requerendo muito esforço e com conotação lúdica , respiração tranquila e controlada.

Corrida intensa

Finalidade de treinamentos , deseja-se motivar e melhorar a prática da corrida , feita geralmente de forma individual e intensa , nível respiratório forçado , porém ainda sob controle.

Velocidade Pré- estabelecida ( Tiros )

Correr com a finalidade especifica e esportiva requer treinos intensos e compatíveis com a sua prova. Por exemplo, treinar tiros de 100 metros, quando você deseja realizar uma maratona, via de regra, pode significar treino insuficiente. Se você deseja realizar treinos para uma prova de 5 km, então, treinar tiros de 15 km, pode ser um tanto dispendioso.

Treine pouco, muito ou intenso, mas treine especificamente para a prova escolhida. Sua respiração agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário