quarta-feira, 13 de abril de 2011

Corrida e Fortalecimento de M. Superiores.

Engana-se quem pensa que fortalecer apenas as pernas garante uma corrida perfeita. Os membros superiores também merecem atenção especial, pois eles proporcionam melhor estabilidade articular, protegem todos os músculos que sofrem com o impacto da corrida, melhoram a postura do corpo e aumentam a resistência muscular.

É importante ter essa conciliação entre os grupos musculares da perna e todo resto do corpo, para tonificar a musculatura da região responsável pelo centro de equilíbrio do corpo durante a corrida.

Os corredores que apresentam um padrão de movimento eficiente do braço têm melhora no desempenho. Os membros superiores auxiliam na coordenação das nossas passadas e são responsáveis pelo resultado final de impulsão da nossa corrida.

Partes do corpo como abdome, lombar e musculatura para-vertebral são de extrema importância para o corredor. Dessa forma haverá uma economia de energia e na movimentação que fazemos com os braços durante a corrida , ressaltando que atividades extras realizadas em academias podem ser ótimas opções. Os exercícios funcionais trabalham bastante a região core do corpo.

O mais indicado é trabalhar com treinos de mais resistência muscular, usando peso moderado e maior numero de repetições, pois não é interessante que o corredor ganhe muito volume muscular e sim, tônus. Os corredoras vão ganhar equilíbrio nas passadas da corrida e aprender as posturas e posições corretas de todas as partes do corpo durante a prática.

Meu conselho é dividir o treino entre 60% de perna e 40% de membros superiores.

Dicas de postura

- Ombros relaxados: Muitos corredores tencionam os ombros em suas séries de força ou até mesmo na corrida, sem ao menos perceberem. Isso vai diminuir o rendimento da atleta e gerar dores desnecessárias. Manter os ombros relaxados é muito importante, e, é algo que pode e deve ser trabalhado durante o fortalecimento muscular.

- Braços: É importante manter a posição correta desses membros durante a prática para auxiliar na coordenação motora. Os movimentos dos braços devem partir dos ombros e nunca da cintura. Uma vez que os braços estão em harmonia com as pernas, a corrida rende muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário