sexta-feira, 22 de abril de 2011

Corrida x radicais livres

Apesar de realizar a atividade mais saudável do mundo, os corredores estão expostos a uma infinidade de perigos. Desde os radicais livres ao descanso, passando pela alimentação.

Pontos de Atenção e Cuidados:

Raios solares UV - quando sair para correr ao ar livre, mesmo no inverno, proteja-se adequadamente sua pele com um protetor solar com FPS maior que 15. Os raios UV aumentam a produção de radicais livres na pele e são a causa principal de envelhecimento cutâneo.

As jornadas de resistência - quando corre mais de 75 minutos - os músculos e as articulações começam a produzir metabolitos tóxicos que podem provocar um aumento do dano oxidativo nas células. Para evitar isso você deve programar bem seus treinamentos de resistência, de maneira que o corpo se habitue lentamente e sem danos. O mais importante: deixe seu corpo descansar para que elimine os elementos tóxicos e se minimize o risco de lesões.

A técnica inadequada de respiração - Quando corre, é difícil controlar a técnica de respiração, porém é muito importante que aprenda a se oxigenar adequadamente porque uma respiração ruim aumenta a produção de radicais livres.

Exagero no treino - Não conseguimos melhorar aumentando demasiadamente o treino. A planilha deve ser adequada. Conheça seu nível e suas possibilidades porque o excesso de treinamento não só aumenta a probabilidade de lesões como também provoca um aumento da oxigenação e o desgaste celular. Isso pode acelerar o envelhecimento articular e muscular.

Falta de descanso - À noite o sono é um reparador muito eficaz para suas células, que conseguem neutralizar e eliminar os radicais livres produzidos durante o dia. Para as pessoas que fazem exercício físico, as horas de sono são fundamentais para que os músculos se regenerem e eliminem as toxinas acumuladas no treino.

Maus hábitos – Ainda que corra todos os dias, não deve fumar ou ingerir bebidas alcóolicas. São autênticos terroristas para as células. Essas substâncias sabem como eliminar seus antioxidantes naturais e enfraquecer suas defesas.

Estresse e Ansiedade – São o mal de nossa época e poucas pessoas estão salvas para levar uma vida tranquila.

Correr na cidade – Se treina nas cidades com os altos índices de poluição você está também aumentando suas doses de radicais livres a cada dia. Procure evitar essa situação correndo por parques arborizados ou saindo para correr no campo nos finais de semana.

Quando você faz um esforço intenso, respira mais intensamente e consume mais oxigênio porque há o aumento da produção própria dos radicais livres e as células sofrem mais que o habitual. Por isso se diz que o esporte acelera o envelhecimento celular, ainda que isso não deve lhe preocupar porque esse dano pode ser combatido facilmente. Por um lado basta treinar com inteligência e evitar os excessos, que são o que realmente prejudicam os tecidos musculares e articulares.

Correr uma maratona por mês não é saudável , não só porque o esforço seria excessivo para seu corpo, mas também acabaria envelhecendo prematuramente, com dores articulares, artroses, lesões de coluna, além de incluir mais rugas em sua face pelo excesso cometido. Por outro lado, quando realiza um esporte como a corrida, é inevitável que um dia se esforce mais nas séries ou em uma prova. A solução está em aumentar a dose de antioxidantes naturais com a alimentação para que as células tenham uma proteção extra e possam defender-se melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário