sábado, 16 de abril de 2011

Por que não dá certo?

Por que algumas franquias de academias simplesmente não dão certo?
Esta semana pensei muito sobre isso, face a algumas notícias recentes.

Pelé Club, Citrus Gym, são alguns exemplos de franquias no mercado de fitness nacional que não deram certo. Anos após iniciado o negócio o número de franqueados é irrisório, muito longe de qualquer objetivo inicial.

Por outro lado, outras como Curves, Contours, conseguiram se expandir e conquistar seu espaço.

Minha opinião ? São duas as diferenças básicas :

1º O foco: Foco entendido como quem é o público focado por aquele negócio. Curves e
Contours sabem claramente quem é seu público. Outras montaram o negócio voltado para “todos”; adultos, jovens, homens, mulheres.

2º Seleção de profissionais : As vezes que acompanhei este tipo de seleção , as memas passaram muito pela "camaradagem" - a famosa "panelinha" - onde o coordenador ou pessoa responsável traz para sua unidade os amigos , conhecidos , camaradas ; independente da verdadeira qualificação profissional. E principalmente, afastando com alguma desculpa no mínimo besta os profissionais realmente qualificados - de forma que estes não façam sombra e pressão sobre eles - e assim garantindo seus empregos.


Saber para quem quer vender o seu produto/serviço é o primeiro passo para ter chance de sucesso ; além disso saiba selecionar seus profissionais , selecione possiveis "novos talentos" , mas procure os que realmente se destacam no mercado para gerir e ensinar aos novos ; e principalmente : Deixe de querer fazer da academia sua roda de barzinho , seus "amigos" serão bem vindos se forem merecedores , o empresário que invetiu quer retorno e não apenas aquele ambiente divertido , onde um rí para o outro e as contas não batem mês após mês.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário